[Ubuntu-BR] mais recursos no nautilus

Eduardo Vinicius eduvfsilva em gmail.com
Quinta Dezembro 31 03:14:37 UTC 2009

Sobre Nautilus X Explorer, acho o Nautilus muito bom, atende minhas
necessidades, entretanto tenho a impressão de que o Explorer tem uma
interface bem mais limpa, dando a impressão que cabe muito mais coisa na
tela do que no Nautilus.

2009/12/30 hamacker <sirhamacker em gmail.com>

> [...]
> precisei de uma para criar um resize de um diretorio repleto de jpg eu
> achei. Depois nunca mais precisei usar essa funcionalidade de novo,
> será que essa funcionalidade deveria vir nativamente no nautilus ? Eu
> acho que não.
> Mais tarde, precisava que o nautilus pegasse .avi e .srt e
> mesclasse-os num novo .avi, então criei um script porque procurando
> não achei nada parecido, depois disponibilizei na internet. O fato é :
> * O nautilus é bastante personalizavel para leigos* e melhor ainda para
> alguem que saiba alguma coisa de programação em python/bash/....

Discordo dessa frase e digo mais: dificilmente um programa próprio de linux
é "bastante personalizável para leigos", raramente se consegue fazer alguma
coisa mais elaborada sem utilizar linha de comando ou scripts, que
convenhamos não é nada intuitivo para o usuário comum.

> Para os fínicios, o numero "zero" não fazia sentido existir, mas a
> evolução da complexidade matematica fez que esse numero fosse criado,
> provavelmente nessa época um finicio teria se rendido a utilidade do
> "zero", da mesma forma, aquele que vem da plataforma Windows não sabe
> como poderia usar um "stayontop" duma janela ou seleção por padrao de
> arquivos porque isso nunca existiu  no windows, mas assim que começar
> a usar, vai notar a falta que isso fazia antes.
>
> Use o Linux para redescobrir o seu computador.

E como muita gente não tem interesse em redescobrir o computador não usa
linux, o computador é um meio para a maioria das pessoas, não um fim.

Eu pessoalmente adoro o Ubuntu e uso ele sempre a +- 1,5 anos, mas
sinceramente acho que ele nunca chegará ao nível de usabilidade do Windows
enquanto o usuário tiver que digitar comandos (completamente obscuros pra um
leigo) no bash. E concordo também que isso é que é o poder do linux, a
capacidade de se conseguir fazer quase tudo (muito mais do que através de
interface gráfica) a partir de um "simples" prompt.

Bem, eu acho que essa thread não é bem o lugar correto pra se falar isso :P
Mas é que tinha vontade de compartilhar essa minha opinião com o pessoal do
Ubuntu pra vê se alguém me abria os olhos e talvez me explicasse uma idéia
melhor, enfim, colocar em discussão.