[Ubuntu-BR] Programar para linux

Sexta Agosto 14 18:00:50 UTC 2009

2009/8/13 Bruno Magalhães <brunodonate em gmail.com>

> André,
>
> Obrigado pela atenção... quanto ao google talvez o problema seja que eu não
> saiba exatamente o que procurar... se pudesse me ajudar nisso seria
> imensamente grato...
>
> Quanto a linguagem de programação eu conheço bem C por isso queria saber de
> alguma documentação específica para este caso e integrando C com gtk de
> preferência...
>
> No momento estou querendo aprender essas coisas como hobby mesmo, pra usar
> no meu próprio dia a dia...
>
> Grato,
> [...]

Ahhhh! Agora sim, questão específica, na thread espeífica, com um contexto
específico.
Acho que o primeiro passo é o que o João te indicou, um bom livro. Mas se tu
queres algo mais rápido, estilo faça os exemplo e explore a API, podes
começar com o manual da libc: http://www.gnu.org/software/libc/manual/.

Sobre GTK, posso te dar o link do projeto Glade para o Gnome:
http://glade.gnome.org/ e, especificamente o seu tuto:
http://live.gnome.org/Glade/Tutorials.

Um bom artigo é o Mantendo a sanidade com o Glade:
http://www.cin.ufpe.br/~cinlug/wiki/index.php/Mantendo_A_Sanidade_Com_O_Glade.
O melhor de tudo este em pt.

Se quiser uma IDE, podes usar o Anjuta, mas para entender BEM o seu
gerenciamento de projetos, vais ter que aprender autoconf, build tools para
o linux e outras coisainhas...

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.