[Ubuntu-BR] melhor versão do ubuntu para uso domético hoje

Jorgeluis Guerra jorgeluis.jp em gmail.com
Quarta Agosto 12 12:02:42 UTC 2009

O Ubuntu 9.04 é a melhor versão (mais recente também) do Ubuntu, sem dúvida.

KDE ou GNOME? Tem a mesma resposta de Preto ou Azul? Fica a seu gosto.
Como já foi dito, você pode ter os dois sem problemas, assim como só o GNOME
e alguns programas pra KDE instalados nele, com o único custo de que junto
com o programa o sistema instala algumas bibliotecas do KDE (se você não
tiver ele instalado completo). Também dá pra ter no KDE programas do GNOME
sem problemas, similarmente.
Eu particularmente não acho o KDE mais bonito que o GNOME não. O GNOME pode
ficar bem bonitão também. Eu acho o KDE mais parecido é com o Janelas
(argh!).

Se você fizer uma atualização do seu Ubuntu para uma versão mais nova, você
não perde nenhum arquivo. Mas recomendo instalação limpa (cuidado para não
perder seus arquivos!). Hoje em dia, apesar do upgrade ser altamente seguro
e bem feito, ainda se obtém (inevitavelmente) um melhor desempenho com uma
instalação limpa.

Uma maneira conveniente de sempre fazer instalações limpas, a cada versão do
Ubuntu, sem perder nada é dividir o sistema em partições do HD:
Colocar a raiz (/) em uma partição e a home em outra. Assim fica mais fácil
de gerenciar as instalações.

Abraços,
Jorgeluis.