[Ubuntu-BR] RINDO À TOA

Danilo Magrini danilo.magrini em gmail.com
Terça Abril 28 17:10:25 UTC 2009

2009/4/28 Marcio Novelli <mnoveli em gmail.com>

> Estava aqui rindo à toa depois que instalei o compizfusion e fiz algumas
> configurações basicas e quando me deparei que JAMAIS volto a repitir JAMAIS
> o ruindows vai chegar aos pés do LINUX em todos os aspectos seja :
> performance , hardwarer , suporte a atualização , segurança em TUDO !!!

Marcio,

legal ver sua paixão pelo Linux, principalmente associada a uma euforia de
conquista (no caso conseguir fazer funcionar os efeitos do Compiz). Pela
intensidade das tuas palavras creio que peloa primeira vez viu o maravilhoso
Compiz funcionando, ou senão, pela primeira vez fez ele funcionar pelas tuas
próprias mãos. Porém deixo aqui uma crítica com a maior boa intenção que
muitas vezes é interpretada por arrogância ou mal-humor, mas vou fazê-la de
qualquer forma. As sua "comparação" (mais uma afirmação do que comparação
né.. enfim) parece estar bem pautada, como disse inicialmente, em uma paixão
talvez momentânea e todos tem o pleno direito disso! Eu também fui assim
quando conheci o Linux, eu defendia com unhas e dentes e achava os
concorrentes (Windows, Unix, Mac, etc) tudo uma mer**! Até que comecei a
usar durante 100% do meu tempo o Linux, vi e vejo algumas "falhas" (o que
não é bom pra mim pode ser bom pros outros o.O) mas todas elas comuns em
qualquer SO. Aí quando comecei a trabalhar em uma empresa de médio porte
para grande (5000 funcionários) e ver o quanto é importante um SO em um
ambiente desse, principalmente segurança e praticidade para o Administrador.
Conheci nessa época a versão Server do Windows (no caso a 2003) e
recentemente vi (ao vivo!! hehe) a configuração de um 2008 com Active
Directory, Terminal Service, Dominio, DNS, Mail, não sei o que lá security e
cara... na boa... eu fiquei extremamente admirado do poder que esse SO tem.
Infelizmente eu posso afirmar que ainda não vi uma ferramenta gráfica dessas
para Linux. Claro que lá no fundinho é um LDAP (no próprio help da Microsoft
fala isso) mas a forma com que os caras planejaram a interface gráfica, os
Helps (excelentes) as integrações, as sugestões do SO inteligentes de acordo
com suas configurações para tentar diminuir teu processo de configuração..
realmente é de tirar o chapéu. Espero ver isso pra Linux... talvez exista e
eu não sei, talvez até alguma ferramenta paga que não é errado, pois via de
regra usuários Linux acham que porque o SO é Free todas as ferramentas tem
que ser também, e se alguém souber eu agradeceria se citasse aqui.
Bem, o que eu to querendo dizer, antes que me interpretem mal, é que eu
adoro o Linux, uso a tempos, estou com 100% de abstinência do Windows mas
analisando como profissional e entusiasta de tecnologia que sou, tenho que
admitir as ótimas ferramentas que vi esses dias. Está claro que estou
falando de tecnologia, não estou falando de preço, de performance, de
hardware requerido, nada disso ... simplesmente da ferramenta! Agora se
comparamos somente as versões "home-user" aí já tenho minha preferência pelo
Linux por tudo isso que você citou e principalmente pela liberdade de
escolha que tenho tanto de ambiente (gnome, kde, xfce, fluxbox, etc) quanto
pelo extraordinário poder de customização.
Bom, é isso..

abraços!