[Ubuntu-BR] Modem 3G Claro Modelo E-220 Ubuntu 9.04

Adenauer Pereira Sampaio pr.adenauer em gmail.com
Sexta Abril 24 13:35:23 UTC 2009

Olá,
Tenho esse mesmo modem 3g e resolvi o problema da seguinte forma:

criei um script com o seguinte código, colocando-o em /usr/bin/ dei-lhe
o nome de 3g e permissão de execução.

#!/bin/bash

if [ "$1" = "on" ] ; then
echo "...conectando à rede Claro 3G..."
sudo /etc/init.d/networking start
sudo cat /etc/resolv.conf.bkp > /etc/resolv.conf
echo "...tudo ok, deve estar conectado :-)"
exit 0
fi;

if [ "$1" = "off" ] ; then
echo "...desconectando à rede Claro 3G..."
sudo /etc/init.d/networking stop
echo "...pronto, desconectado"
exit 0
fi;

echo "...opção inválida!"

Após, criei um arquivo com o nome resolv.conf.bkp e o coloquei no
diretório /etc.  Eis o conteúdo desse arquivo:

nameserver 200.255.121.39
nameserver 200.169.117.14

No arquivo /etc/rc.local insira a seguinte linha antes da última (exit
0):

3g on

Último arquivo a ser alterado: /etc/vwdial.conf

[Dialer Defaults]
Carrier Check = off
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Password = claro
Ask Password = 0
Check Def Route = 1
Phone = *99***1#
Idle Seconds = 0
Modem Type = Analog Modem
Stupid Mode = 1
Compuserve = 0
Baud = 460800
Auto DNS = off
Dial Command = ATDT
Modem = /dev/ttyUSB0
ISDN = 0
Username = claro

[Dialer claro3g]
Stupid Mode = on
Password = claro
Auto Reconnect = off
Username = claro
Phone = *99***1#

Depois, basta digitar no terminal:

sudo 3g on

para estar conectado.  E toda vez que vc iniciar o micro com o modem já
espetado, também se conectará automaticamente.

Comigo funciona assim há mais de seis meses, sem problemas...

Abraços,
Adenauer

http://www.batistadobraga.org.br
http://adenauersampaio.blogspot.com