[Ubuntu-BR] [OFF-TOPIC] Domínio Público

Alex aleximandro em gmail.com
Quarta Abril 1 03:24:49 UTC 2009

Boa noite Felipe obrigado por compartilhar seu ponto de vista, farei
meus comentarios no que concordo ou no que tenho um ponto de vista
diferente.

2009/3/31 Felipe <felipebanger em gmail.com>:
> Quando tocamos no assunto pirataria aqui, surge alguém pra reprovar.
> Quem é contra a pirataria de software, também se não for hipócrita,
> certamente não terá nenhuma mp3 ilegal aí, e nem cd pirata, nem filme ou
> série baixado da net (nem um capítulo sequer de um dia que não pode ver
> na tv!), inclusive ficaria sem acesso a uma porrada de bandas que não
> estão disponíveis por vias legais no Brasil.

Copiar algo que passa na TV para ver em casa não é pirataria. Isso até
foi um paradigma no passado quando a moda do VHS pegou...Agora comprar
aquele filme na praça por R$ 2,00 é complicado, alem de não ser
considerado correto é um incentivo a quem vende continuar vendendo

> Quem é contra a pirataria, também só deve tirar cópias ("xerox") de
> *pequenos trechos* de livros, isto vale para todos os estudantes
> universitários no brasil, é o que diz a lei.

Fotócopiar é a mesma coisa que usar o texto e não citar a fonte.

> quem é contra a pirataria, também não usaria nenhuma roupa de marca
> falsificada, com símbolo sem autorização de outra marca (incluindo
> imagens tipo simpsons, mickey, etc..)

Se a pessoa comprou de forma deliberada e sabe que é pirataria e
compra por desejo pessoal de ter aquilo que não pode ter e quer ter
não importa o custo é desejar o que é do próximo!
Como citaram A lei de Moises, verifique que lá está tb escrito isso.
Pos então vc comenteu uma chamada infração na lei dos homens, se for
considerado um crime será na decisão de um juiz formal, nessa até pode
escapar com recursos, agora da lei suprema não adianta discorrer...

> Não estou defendendo todas as ações acima, estou defendendo coerência,
> não estou acusando ninguém de incoerente, só lembrando desses detalhes
> =)

Concordo, mas um erro não justifica outro e situação e não tem caso
especial. Mas...cada um sabe quando a corda aperta e a pedra doi
dentro do sapato.

> Pessoalmente, eu não sou muito legalista não. Minha noção de certo e
> errado vem da minha consciência, não das leis.

Entretanto vivemos numa sociedade e devemos nos submeter as
autoridades impostas.

> pirataria de software proprietário é simplesmente evitar a dependência
> tecnológica e o monopólio das mesmas.

Bom não vamos misturar ideologia com achimos, que fique bem claro que
meu comentário anterior foi no sentido Se uma coisa é piarataria a
outra tb é, fazendo uma alusão a licença proprietária de uma mídia
musical CD/MP3 etc a uma licença de software e não a ideologia que se
deve fiar dependente pq senão é taxado de piarata, pirata é aquele
cara de pau que usa o aplicativo sabendo que tem custo e prefere pagar
para ver no final.

> internet também é acesso a cultura. E se você é contra propriedade
> intelectual, pode piratear software, até como um ato de desobediência
> civil.

Entrentanto bem comentado mas existem trial e formas de avaliação e
como vc falou não devemos ficar limitados a uma tecnologia e nem
forçar seu uso de forma a desobedecer uma lei por não concordar.

> Quanto a músicos, a princípio deveria ser necessário a carteirinha da
> ordem. Mas ela costuma ser acusada de uma ordem corrupta e inútil, que
> só serve para sugar dinheiro dos músicos, e há denúncias que qualquer um
> pode tirar carteirinha de músico sem saber tocar nada.

Concordo no que ocorre de fato mesmo, mas pense em um médico que paga
seu conselho ou de um eng que paga tb de forma anual, não pode-se
abrir uma exceção pq o fulano faz cover pq gosta da música do ciclano,
para mim é memsa coisa que o pao do "xerox".
A exemplo minha esposa é fisioterapeuta e tem que pagar um conselho
que não serve para lhufas no final das contas, mas existe uma
regulamentação e tem que pagar mesmo que não concorde o correto e
arcar com o custo. Ou Seja se abre regra para uma profissão pq não
abrir para todas? só pq uma é da área da saúde e a outra digamos de
cultura? dois pesos duas medidas?

>  Além disso vários músicos conseguiram na justiça o direito de tocar sem
> ser membro da ordem, por entender que é inconstitucional. Não entendo
> bem disso, mas o fato é que a constituição garante a liberdade de
> expressão artística, portanto não é uma profissão que pode ser regulada
> como médico ou advogado.

Eu discordo, toda profissão deve ser regulamentada, o problema é que
todas são mal regulamentadas e mal fiscalizadas se de fato ocorrese
como deveria tudo seria uma maravilha. Entretanto não podemos misturar
música para gosto pessoal e atuação profissional, para dar um exemplo
participo de um grupo que se prepara para tocar na igreja, eu mesmo
não tenho nem o conhecimento ser chamado de músico profissional e
nunca vou tocar em um bar casa noturna ou fazer cover de terceiros?
como fica nesse caso ( existem várias brechas no sistema) um dia quem
sabe eu possa estar preprado para obter a carteira da ordem de músicos
( mesmo que não seja minha profissão ) pois músicos por músicos não
são aceitos só por serem músicos na obra, visto que é pela graça e não
pelo lucro. Embora eu ache correto existir a ordem dos músicos.

> Por favor, não denuncie nenhum músico para esta ordem. Ela só serve para
> sugar nosso dinheiro!
Concordo, como falei se de fato fosse atuante tanto nos direitos como
nos DEVERES, mas somos penalizados como regra geral, entretanto como é
neste caso uma lei de homens e vc mesmo falou, pode-se recorrer. Ai
entra um ponto critico pois um advogado, médico não tem essa
flexibilidade, e ele está sujeito da mesma forma que o músico a pagar
por um orgão que no final das contas é só para como dizer moderar os
exageros e quando houver um erro grave que repercuta em algo.. atuar.

> Com relação aos covers, realmente seria necessário pagar royalities.
> Porém, eu sou de uma realidade, (tenho uma banda de thrash metal
> amadora) que nesta cena por aqui quase todos tocam por hobbie e não
> conseguem nenhum retorno financeiro. Tocam por amor a música, músicas
> próprias e alguns covers para agradar o público, não vejo mal nisso

Eu vim de um cenário parecido, entretanto como falei, o xerox das
notas musicais virou censo comum e ninguem reclama por isso, pois
passou a ser cultural, da mesma forma que a pirataria ocorre, de forma
declarada ( crime ) ou da forma implicita, ou seja o usuários as vezes
nem sabe que está fazendo algo que possa ser tachado como errado.

Não sou hipocria de dizer, nunca fiz uam cópia ou se vasculhar meus
computadores pendrives cds ou etc que tu não vai achar um dado
sequer... isso chega ser piada alguem dizer que nunca fez algo que
pode ser considerado errado. Podemos até citar o Senhor

João 8:7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e
disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro
que atire pedra contra ela.

> Felipe A. F.
Um abraço Felipe.
--