[Ubuntu-BR] Comandos para trabalhar com Mysql

Domingo Outubro 26 15:07:15 UTC 2008

Em Dom, 2008-10-26 às 09:51 -0200, Marcio Oliveira escreveu:
> Bom dia pessoal

Bom dia.

> Gostaria de saber se há algum comando no Linux pra verificar se meu
> servidor Mysql foi iniciado no boot, se ele está ativo.

Retirado da ajuda local do Ubuntu:

Quando a instalação estiver completa, o servidor MySQL deverá ser
iniciado automaticamente. Você poderá executar o seguinte comando em um
terminal para checar se o servidor MySQL está rodando.

sudo netstat -tap | grep mysql

Quando você executa esse comando, você deve visualizar a seguinte linha
ou algo similar:

tcp 0 0 localhost.localdomain:mysql *:* LISTEN -

Se o servidor não está executando corretamente, você pode digitar o
seguinte comando para inicializá-lo.

sudo /etc/init.d/mysql restart

> Também queria saber de vocês se há alguma ferramenta gráfica pra
> trabalhar com mysql, criar bd, tabelas, executar comendos em geral.

Há uma ferramenta web chamada phpmyadmin (se não me engano) que permite
administrar bancos MySQL. Verifique no seu synaptic.

> abraço

Outro.

> Marcio Oliveira

João

--
Cibertecário: Doses Homeopáticas de Ciência da Informação e Cultura do
Software Livre

http://cibertecario.wordpress.com