[Ubuntu-BR] Comandos para trabalhar com Mysql

Xisberto xisberto em gmail.com
Domingo Outubro 26 13:40:08 UTC 2008

2008/10/26 Marcio Oliveira <mbo1975 em gmail.com>

> Bom dia pessoal
>
> Gostaria de saber se há algum comando no Linux pra verificar se meu
> servidor Mysql foi iniciado no boot, se ele está ativo.

Marcio, para saber se qualquer serviço está iniciado ou não, você pode usar
o comando que o inicia:
/etc/init.d/servico status

O parâmetro status é para saber se ele está iniciado ou não.

Outra forma (alguns serviços não deixam configurado o parâmetro status) é
verificar se há algum processo do serviço rodando:
ps ax | grep mysql

Verifique o resultado, eu não sei o que deve aparecer no caso do mysql.