[Ubuntu-BR] Problema ao conectar segundo monitor

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Outubro 14 13:32:19 UTC 2008

Se sua placa de video for nvidia, use o módulo proprietário e o
utilitário nvidia-settings.
Se voce quer deixar pronto desde o inicio do boot um segundo monitor,
então vai ter que recorrer a edição do xorg.conf, aí varia de placa de
video para placa de video, com a minha nvidia é assim :
Section "Device"
        Identifier      "NVIDIA Corporation NV44 [Quadro NVS 285]"
        Driver          "nvidia"
        BusID           "PCI:1:0:0"
        Option          "TwinView" "true"
        #Option         "ConnectedMonitor" "FPD,FPD"
        Option          "MetaModes" "1600x1200,1600x1200; 1280x1024,1280x1024"
        Option          "SecondMonitorHorizSync" "31-80"
        Option          "SecondMonitorVertRefresh" "56-76"
        Option          "TwinViewOrientation" "RightOf"
EndSection"
Onde :"
        Option          "MetaModes" "1600x1200,1600x1200; 1280x1024,1280x1024"
refere-se a resolução do primeiro e segundo monitor.
nao adianta ter dois monitores de resoluções muito diferentes, pois
neste caso voce terá de usar a resolução menor como referencia.
Para TV LCD 720p, por exemplo, tenho de ajustar para :
  Option        "metamodes" "1152x864,1152x864"
Outras opcoes :"
        Option          "SecondMonitorHorizSync" "31-80"
        Option          "SecondMonitorVertRefresh" "56-76"
refere-se ao refresh rate Horizontal e Vertical do segundo monitor
Outras opcoes :
        Option          "TwinViewOrientation" "RightOf"
refere-se ao modo de operação do TwinView, as opcoes são :
  RightOf - a direta de
  LeftOf - a esquerda de
  clone - clonar a tela, util para assistir filmes na TV
Ao inves desse procedimento, voce tambem pode executar :
  nvidia-xconfig --twinview
Mas, da ultima vez que executei esse procedimento ele bagunçou meu xorg.conf,
de forma que nao sei se este comando já é confiável suficiente.
Fazer o backup do arquivo /etc/X11/xorg.conf é sempre aconselhavel.

Se voce acha esses ajustes muito complexos então simplesmente esqueça-os.
Use o aplicativo [nvidia-settings] e seja feliz, seu único problema com ele
será que terá de configura-lo toda vez que reiniciar a sessão.

Se não for nvidia, esqueça as instruções acima.