[Ubuntu-BR] Puxão de orelha

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Quinta Junho 26 12:40:26 UTC 2008

Sinceramente, esquece o ubuntu. Apesar da "filosofia Ubuntu", a verdade que
o desenvolvimento de ponta do Ubuntu não é compatível com máquinas antigas.
Para estes micros mais antigos cê tem que partir para uma distro mais
apropriada, tipo small linux. só o kernel padrão hoje, quando compilado com
as opções padrão, consome mais de 100Mbytes em disco. E isso pode não ser
nada em um HD com 120G, mas em um HD com 10 ou 20 já faz uma diferença e
tanto. Da mesma forma a memória. Tanto KDE quanto GNOME são bem comilões e o
XFCE também não é de todo limpinho porque usa GTK por baixo dos panos. A
solução é ter uma interface gráfica bem modesta mesmo. Um slack bem enxuto
com WindowMaker talvez seja a melhor solução. OpenOffice nem pensar! Tem que
usar Abiword, GNumeric e afins. Talvez fosse se pensar em ter uma máquina
mais parruda e fazer as coisas via LTSP. Você falou que o XP intala. De fato
vai instalar até em um Pentium clássico, mas não vai dar para usar o XP,
podes ter certeza. MSOffice, então, é uma desgraça em uma máquina deste
tipo.

Para máquinas mais antigas, software adequado deve ser utilizado, mas hoje
em dia, isso requer conhecimento específico. É possível rodar Linux em
processadores ARM com 93Kbytes (isso mesmo, KBytes) de memória interna e
meros 5 Mbytes (isso mesmo, Megabytes) de memória Flash (que funciona também
como HD). Mas aí são outros 500.

Agora se você quer inclusão digital de FATO tem uma questão filosófica. Você
vai querer que as pessoas sejam incluídas digitalmente usando tecnologia da
década passada (ou até de 2 décadas atrás)?. Isso pra mim não é inclusão
digital coisa nenhuma, antes uma mera forma de gastar recursos (humanos e
materiais) como muitas das outras tantas coisas que o Brasil inventa, que,
apesar da criatividade, não são muito viáveis. Você vai querer ensinar
wordstar para as pessoas poderem se qualificar em informática de escritório
ou, no mínimo o Openoffice? No mercado de trabalho é isso que elas vão
encontrar. Nada contra o Abiword, eu mesmo o uso vez em quando, mas não vou
encontrar empresa que me contrate por saber Abiword, mas já é alguma coisa o
Openoffice e o MSOffice. Da mesma forma nada contra as "milhares" de
interfaces gráficas para linux existentes, mas o inclusão digital vai vir
mesmo com o KDE e o Gnome (às vezes o XFCE), que é isso que as pessoas vão
encontrar no mercado de trabalho.  Mas isso aqui já é outra discussão.

André Cavalcante