[Ubuntu-BR] opera e firefox

Felipe felipebanger em gmail.com
Segunda Junho 23 01:31:32 UTC 2008

tem deb certinho pra ubuntu em http://www.opera.com/
Parece bom navegador, tem recursos interessantes. Algumas coisas
interessantes do firefox foram copiadas do opera. Se não me engano a
navegação por abas apareceu primeiro no opera, e o opera se não me
engano já tinha um recurso nativo parecido com a famosa extensão
greasemonkey do Firefox.
O Opera também até a um tempo atrás era o único a ser 100% compatível
com os padrões da w3c (Firefox e Internet Explorer não eram!), eu não
sei como está isso agora com a nova versão do Firefox, mas acho que
continua sendo o único. No entanto na prática é mais provável até que
aconteça mais incompatibilidade com o Opera que com o Firefox por uma
questão de popularidade.
Em termos de performance o Opera parece estar melhor que o Firefox.
Talvez o Firefox ganhe em extensões.

Um sério problema do Opera é que ele NÃO É SOFTWARE LIVRE! É gratuito,
mas o código não é aberto. Por isso que ele não vem no Ubuntu e talvez
em outras distribuições.

Enfim, o Opera parece ser um excelente navegador, é só testar, não doi
nada, instalar o pacote deb é muito fácil e desinstalar também ;)

Se o problema for só performance tem outras soluções. Dá uma olhada nas
opções que tem no próprio ubuntu para instalar. Para quem usa gnome o
Galeon e o epiphany parece ter boa performance (e usa engine do firefox
2 eu acho), mas ao contrário do Firefox e do Opera tem pouquíssimos
recursos.
No caso de KDE tem o Konqueror. Para Gnome acho que não é vantagem
utilizar, não vai haver muito ganho na performance.

Espero ter ajudado
[]'s