[Ubuntu-BR] Linux + 4GB Ram

romano bruno em tanervoso.com.br
Sábado Junho 21 16:57:22 UTC 2008

Luiz Gustavo Câmara Franco escreveu:
> Romano,
>
> Computadores com processadores 32bits, teoricamente, podem alocar até 4Gb.
> Isso, já considerando que o primeiro 1Gb(no mínimo) indereçavel dessa
> memória fica reservada ao barramento AGP/PCI-Express.

quanto a o primeiro 1GB fica para a AGP/PCI-Express é estranho como meu
PC faz para criar o HEAP da minha JVM para meus objetos se eu nem tenho
1GB de memória ???

e o que acontece com a memória interna das placas de video não serverm
para nada ??? Se elas precisam de 1 GB então a memória interna da Placa
de vídeo não serve para nada.

teoricamente não práticamente, cara ele tem um registrador de 32 bits
ele não tem condições de colocar um ponteiro com mais de 32 bits. O que
torna 2 elevado a 32 o maior ponteiro que ele consegue endereçar na memória.

E nenhum processador aloca memória, quem faz isso é o DMA (data access
memory), quem gerencia emória é ele, quando vc faz um malloc em C o
sistema operacional manda informações ao processador para o DMA para
pedir mais memória.