[Ubuntu-BR] Linux + 4GB Ram

Luiz Gustavo Câmara Franco nexusbr em gmail.com
Sábado Junho 21 03:49:26 UTC 2008

Romano,

Computadores com processadores 32bits, teoricamente, podem alocar até 4Gb.
Isso, já considerando que o primeiro 1Gb(no mínimo) indereçavel dessa
memória fica reservada ao barramento AGP/PCI-Express.

O que a pessoa pode fazer para burlar essa limitação, sem dúvida alguma, é
recompilar o kernel manualmente e ativar o suporte à mais de 4Gb em sistemas
32bits. Essa técnica é bem conhecida e chama-se paginação. Pra mim é
gambiware, já que perde um pouco do desempenho, mas funciona perfeitamente.

<apresentação>
Olá! Acabei de entrar na lista. Já conhecia a lista, mas por pura falta de
tempo de ler emails não havia entrado ainda. Acabou que lembrei dela
novamente enquanto 'passeava' pelo sítio do Hamacker e resolvi entrar.
</apresentação>

--
Luiz Gustavo Câmara Franco