[Ubuntu-BR] Linux + 4GB Ram

romano bruno em tanervoso.com.br
Sábado Junho 21 03:27:41 UTC 2008

Ae gente é uma limitação fisica de hardware, nenhum processador de 32
bits consegue acessar mais que 4 GB de memoria.

faltam barramentos para isso, fatam fios, bits, registradores maiores
para um processador acessar mais que 32 bits ai veio o 64 bits para que
ele consiga acessar endereços maiores que são formados por um numero de
64 bits, ou 2 elevado a 64.

um processador de 32 bits só consegue acessar memória ate 2 elevado a
32, que da mais ou menos 4GB, mas os 4 GB são 4 e um tanto pq é um
numero baseado em bit e o bit é algo em base 2, ou seja só existe 1 e 0.

o SO ele já é condicionado para trabalhar para um processador do mesmo
bit que ele. Um sistema peracional de 32 bits instalado em um
processador de 64 não da nada, vc só ta perdendo metade do desempenho do
processador, mas isso é irrelevante a partir da hora que seu processador
fica 5% em uso.

ja um sistema operacional de 64 bits instalado em um processador de 32
bits não rola pois o SO vai tentar usar numeros de 64 bits e o
processapor desconhece isso.

Logo se esta tudo beleza o SO deve reconhecer numa boa a sua quantia de
memória.

acho impossivel vc usar isso em linux.
tenho 512 de memória e nunca usei tudo isso.

E a placa de video trabalha separadamente da memória "central". A palca
de video tem um processador interno GPU e uma memória interna e ela
utiliza isso para trabalhar.