[Ubuntu-BR] criando e enviando anexo por script

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Junho 10 13:07:03 UTC 2008

Olá pessoal,

Tenho um script que faz a operação de backup e envia por email um
arquivo anexo .log (compactado em .zip) das operacoes.
Antes eu usava o thunderbird e a mensagem era visualizada corretamente
e o anexo era realmente um anexo, isto é, corpo do texto de uma lado e
anexo do outro.
Agora, eu tenho que acessar essas mensagens pelo webmail/gmail e nele
(e tambem outro webmail squirrel que testei) a mensagem é visualizada
corretamente, mas o anexo não é um anexo, mas sim uma cadeia de
caracteres codificados(uuencode) no final do corpo da mensagem, mais
ou menos assim :
(...)
begin 666 tape_list.zip
M4$L#!!0````(`.6PR3B+S*&G<08``(Q0```@`!4`8F%C:W5P+7-E<G9I9&]R
M97,M,C`P."TP-BTP.2YL;V=55`D``[W334BUTTU(57@$``X$_O^]FNMNVS88
MAO_K*H@`!5IT\B'HBM;`?G1HNQ7HL$/6`451&+1$.VPDT2,I)^D-[0)V";VQ
M49)MG2 em WG=XO_9$&L?3R>1F:LI3GPXI'5_DV7//D4N4?V8()K17CBD5:<
(...)

Gostaria de saber o que poderia fazer no script para fazer com que os
webmails possam ver o anexo como realmente um anexo.

    sudo touch /tmp/message
    sudo chmod 666 /tmp/message
    echo "From: administrador em xxx.com.br" >/tmp/message
    echo "To: suporte em xxx.com.br">>/tmp/message
    echo "CC: fulano em xxx.com.br">>/tmp/message
    echo "Subject: [backup] $backup_title">>/tmp/message
    echo " ">>/tmp/message
    echo "Segue em anexo o log do backup" >>/tmp/message
    echo "=> $backup_title" >>/tmp/message
    echo "que foi iniciado as $data_ini" >>/tmp/message
    echo "e terminou (incluindo verificacao) as $data_fim" >>/tmp/message
    for linha in "${relatorio[@]}";
    do
      echo $linha >>/tmp/message
    done
    # anexando log
    sudo zip -j /tmp/tape_list.zip $backup_file_log
    sudo chmod 666 /tmp/tape_list.zip
    sudo uuencode /tmp/tape_list.zip tape_list.zip >>/tmp/message
    # enviando mensagem
    sudo cat /tmp/message| /usr/lib/sendmail -i -t

Alguma dica do que posso corrigir no script acima para a correta
visualização de anexos nos sistemas de webmail ?