[Ubuntu-BR] Arquivos encriptados não sei como

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quinta Junho 5 23:04:15 UTC 2008

Em Seg, 2008-06-02 às 23:24 -0300, Silas Ribas Martins escreveu:
> Salve,
>
> Pessoal estava com a máquina ligada a 2 dias, não instalei nada em
> relação a criptografia ou algo do tipo, nada de mexer em kernel ou
> modulos.
> E quando reiniciei minha máquina, a maioria dos arquivos, importantes
> estão com o final ._CRYPT e não abre, fica código estranho.
>
> Pior que tenho sistemas prontos que sofre isso, procurei pra ver se
> houver alguma coisa de errado por esses tempos ou alguma possível
> solução e nada.

O Karspersky Lab divulgou informações sobre um vírus que faz exatamente
isso -- além de sugerir que no futuro em vez de simplesmente fazer
vírus, os criminosos virtuais vão utilizá-los para fazer extorsões.

Agora é importante saber como foi possível que um sistema Linux fosse
infectado.