[Ubuntu-BR] Problema em um etapa da instalação

Arthur Furlan arthur.furlan em gmail.com
Segunda Junho 2 11:18:45 UTC 2008

2008/6/2 Julio Romano <julioromano em gmail.com>:

> A instação inicia normalmente, mas no passo de "Instalar ou Atualizar
> Programas", ocorre uma falha. Não sei dizer qual falha ocorre, pois isto
> não
> é exibido. Apenas diz que houve uma falha neste passo.

Na hora da instalação da instalação, você possuia conexão com a internet?
Esse geralmente ocorre porque o Ubuntu, sem possuir conexão com a internet,
não consegue acessar os servidores para verificar novas atualizações de
programas.

> Porém, este é o único passo que dá problemas. O resto, tudo funciona e a
> base do sistema é instalada normalmente.

Ok, então você pode ignorar esse erro... Inicie o computador normalmente,
logue, e configure a sua conexão com a internet para baixar manualmente as
atualizações.

> Porém, quando reinicio meu notebook, o Ubuntu inicia em modo texto. Consigo
> fazer o login com o usuário que eu criei na instalação, mas não consigo
> acessar o ambiente gráfico, nem fazer qualquer outra coisa, devido a minha
> inexperiência com linux.
>
> O que posso fazer? Há algo que eu faça que instale o sistema completo? Se
> não, como posso fazer para prosseguir de onde parei?

Ok, então vamos lá... Você vai conseguir configurar a sua conexão com a
internet configurando a sua interface (eth0) no arquivo
"/etc/network/interfaces" e também configurando o seu servidor DNS em
"/etc/resolv.conf". Feito isso, você pode fazer as atualizações manualmente
com os comandos:

    $ sudo aptitude update
    $ sudo aptitude safe-upgrade
    $ sudo aptitude dist-upgrade

Feito isso, você pode instalar a interface gráfica do Ubuntu via comando:

    $ sudo aptitude install ubuntu-desktop

Agora reinicie o computador e você já podera a tela (com interface gráfica)
de login.

--
Atenciosamente,

Arthur Furlan