[Ubuntu-BR] Dificuldades de instalação

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Terça Julho 22 17:13:56 UTC 2008

On 7/22/08, Vinicius Augusto de Sá <vinaug em gmail.com> wrote:

> Pq é tão dificil instalar programas no Ubuntu?

Né não!
Pensando no jeito windows de instalar (a partir de um arquivo .exe), no
ubuntu vc pode instalar programas usando arquivos .deb (equivalente ao exe).
Mas no windows vc tem que dar dois cliques no arquivo e depois ir apertando
um monte de vezes next até aparecer o finish. Digamos entao que vc gastou
uns 6, 8 cliques. No Ubuntu, vc dá dois cliques num arquivo .deb e depois só
mais um para instalar. Pronto! Complicado ne?

Só que antes disso vc teve que procurar esse arquivo exe (ou deb, no caso do
ubuntu) pela internet, em sites como superdownloads ou no site oficial do
programa. Olha o trabalhao que vc tem só para baixar o arquivo. Tvz vc nem
ache que seja, ja que está acostumado com isso. Mas imagine que ótimo seria
se existisse um programa que permita vc buscar por outros programas para
instalar e depois eh só dar uns 2 cliques para que o programa seja
instalado. Esse eh o conceito de repositorio que as distribuicoes linux
usam. O synaptic e o aptitude sao exemplos de programas que lhe permite
fazer isso. Viu como tá só complicando? =)

Agora, qd vc tem que instalar um programa digitando comandos (geralmente os
comandos "./configure", "make" e "make install"). Mas isso pq o
desenvolvedor do programa nao disponibilizou um arquivo deb, e vc entao tera
que compila-lo para instala-lo. Nao eh culpa do ubuntu, foi o desenvolvedor
que nao quis ou nao teve tempo para disponibilizar o arq deb.

 baixei o Netscape

???
Vc poderia dizer pq quer utilizar o netscape se tem o firefox?

Os tutoriais que achei trazem milhares de comandos que não tenho a minima
> ideia de onde,porque e como utiliza-los.

Vc digita comandos em terminais. Para abrir um terminal no Ubuntu, um
caminho é ir no menu Aplicações -> Acessórios -> Consola (ou Terminal). Ai
eh só digitar os comandos informados. O terminal eh muito bom! Ajuda mt! Mas
precisa um tempinho pra conhecer e se acostumar (vale a pena investir um
tempinho nisso!).

> Estou tendo dificuldade Xchat tambem não consigo fazer o registro nick.

Mande um outro email colocando no assunto essa duvida especifica. Assim a
galera vai te ajudar mais especificamente nesse topico.

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos
Bacharel em Ciência da Computação