[Ubuntu-BR] 32 ou 64 bits??? a pergunta que teima em não calar...

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Sexta Julho 18 20:42:04 UTC 2008

Olá Ricardo. Dá uma olhada na outra mensagem que respondi na do Bruno.

2008/7/17 Ricardo Salles <nem-te-ligo em ig.com.br>:

> Andre,
>
> Eu posso estar enganado, mas eu não me lembro se a linha Centrino é Dual
> Core, eu dei uma passada rapida no site da Intel mas não encontrei nada
> sobre essa linha numa olhada superficial.
> Bom, o que eu quero dizer é que, se o seu processador só tem um nucleo
> (Core) mas esse nucleo for de 64bits, o sistema operacional, pelo menos
> alguns, de 32bits, reconhece como sendo 2 processadores.

Ou seja, a tecnologia de 64 bits, pelo menos alguns podem se passar para o
sistema como sendo dois processadores de 32 bits.
Isso também explicaria o que reportei (e que achei estranho a primeira vez).

> Não sei dizer como
> ele trata isso, mas eu posso lhe garantir que ele não vai usar como 2
> processadores, para poder usar dessa maneira ele teria que ser 2 nucleos de
> 32 bits, que podem trabalhar em conjunto para trabalhar em 64bits.

Centrino Duo como o Bruno explicou tem dois núcleos de 32 bits.

Pode
> parecer simples, mas eu posso lhe garantir que não é tão simples pra por na
> pratica. O que acontece é que os processadores de 64bits podem executar
> instruções de 32bits da mesma maneira que os processadores de 32bits.

Também não acho que seja simples, ou mesmo possível. Por isso achei
estranho. Mas eu não tô com o computador da minha esposa por perto nestes
dias. Quando ela voltar eu vou dar uma olhada.

> [...]
> rapidos que o mesmo processador trabalhando em 32. Isso ocorre pq uma unica
> instrução em 64 bits pode fazer o mesmo q varias instruções de 32bits. Um
> exemplo: Uma multiplicação de 2 numeros representados em 32 bits, o seu
> resultado será um valor em 64bits. Você pode me dizer que se você fizer 2 *
> 2, voce não precisa dos 62 bits restantes, você está certo, porem a
> instrução de multiplicação é a mesma para qualquer numero até 32bits, e o
> seu retorno será em 64bits. Os processadores de 64bits tem tambem, muito
> mais registradores que os de 32 bits, alem de serem maiores.

Isso eu nunca discordei. Talvez não tenha sido muito claro na minha
exposição. É claro que processadores de 64 bits são mais rápidos que de 32
bits, desde que o software utilize as instruções certas. Mas não há muito
ganho se o software não faz uso disso. Por exemplo, todas as contas em ponto
fixo do Windows XP (que é compilado em 32 bits) utilizava instruções de 32
bits. Daí mesmo quando ia fazer contas com mais de 32 bits acabava tendo que
usar duas ou mais instruções. Idem para linux. Agora, num ambiente "normal"
de desktop, mesmo essa pequena "falha" poderia ser compensada por um
agendamento melhor em um processador de 2 núcleos, por exemplo, contra um
sistema em 64 bits (e software em 64 bits) mas com um único núcleo. (Acho
que melhorei a explicação do que estava pensando).

> Eu não só posso dizer que os processadores de Dual Core são realmente com 2
> nucleos, mesmo trabalhando à 64bits, como posso provar. Pois estou neste
> momento usando um Athlon 64 x2 4200+ no Ubutu 8.04 64 bits, e o mesmo
> reconhece ambos os nucleos.

Ok. É mais lógico. A dúvida é: porque uma instalação linux 64 bits funfa num
Centrino (aparece um só processador na bandeja do sistema) e na minha
máquina que também é um Centrino funfa com linux 32 bits (mas aparece 2
processadores na bandeja do sistema)
Acho que a mensagem do Bruno foi esclarecedora a respeito (ou seja, o meu
deve ser um sistema core 2 - e é Centrinuo Duo, tá escrito aqui, e o da
minha esposa deve  ser um core solo).

> Atenciosamente,
>
> Ricardo Salles

Grato pelas colocações. É bom trabalhar com a lista do ubuntu que o pessoal
não deixa a gente falar muita besteira!

André Cavalcante