[Ubuntu-BR] HD com Bad Blocks

Salles salles.web em gmail.com
Sexta Julho 18 11:42:18 UTC 2008

Luiz,

O procedimento que fez é o correto, como eu disse, muitas vezes os softs
"causam" o problema nos hds e os softs de verificação relacionados
"seguem" suas instruções. mostrando erros nos hds.
Na maioria dos casos um zero fill e update da mbr retornam o hd à
normalidade mas, por segurança, não costumo dar muito crédito a hds que
passaram por este processo.
Tenho um Seagate 80G que simplesmente parou e dava erro geral, após a
manutenção, retornou à vida e está funcional há mais de 6 meses sem
apresentar qualquer problema.
Em compensação, todos os Samsungs e Maxxtors que passaram em minhas mãos
(uns 6 ou 8 no total) pifaram de vez em pouco tempo ou (2 peças) estão
funcionando mas dão erros se reparticionados. Só funcionam se com uma
única partição. São casos e casos.
Claro que deves manter esses hds em uso, mas não o aconselho a manter
dados neles sem backups externos.
Eu recondiciono máquinas para doação e todas saem com hds
recondicionados, funcionando normalmente sem problemas. O cuidado que
tenho é de colocar sistemas mais leves que permitem o uso minimizado do
HD para escrita e leitura. Até hoje, 80% destes hds não deram chiliques.

Manda ver, é muito bom reciclar.

Salles (Nethell)