[Ubuntu-BR] HD com Bad Blocks

Clóvis Alberto clovis.as em gmail.com
Sexta Julho 18 03:18:04 UTC 2008

Aluísio Dantas escreveu:
> Oi Clovis, obrigado pelo link mas não era esse. Era de um blog.
>
> Oi Luiz, o problema é que o HD é do meu pai e ele não soube diagnosticar que
> estava para ter algum problema e tem muitos documentos importantes nesse HD.
> O que eu queria era pelo menos recuperar esses documentos, e depois formatar
> ou algo do tipo, o que não posso é formatá-lo agora.
>
> Queria ver com vocês como eu conseguiria isso. Pelo que li seria utilizando
> o comando badblock, caso não seja esse, se alguém poder me ajudar, ficarei
> muito grato.

Caro Aluísio:

Exatamente o que você quer está descrito nesse artigo do Guia do
Hardware, de como descobrir quais setores do disco estão com problemas e
como alocá-los no mapa de erros da unidade, usando para isso os comandos
"badblocks" e "reiserfsck".

Leia o artigo que lá está descrito o "modus operandi"... estou na mesma
situação que você, meu HD Sata de 120 GB está dando erro eventualmente e
tive de passar esse procedimento já pela segunda vez para que ele
encontrasse e realocasse informações encontradas nos setores defeituosos
(quase escrevo 'trilhas defeituosas'... sou desse tempo) para setores
livres. O HD nesse caso está condenado, pelo surgimento constante de
mais setores ruins, mas estou conseguindo dar uma sobrevida a ele, até
uma época mais confortável de comprar outro HD.

Saudações