[Ubuntu-BR] Uma discussão sobre clientes de e-mail x web-mail

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Sexta Julho 18 00:02:32 UTC 2008

2008/7/17 Andre Cavalcante <andrecavalcante em ufam.edu.br>:
> 2008/7/17 Zandre Bran <zandrebran em gmail.com>:
>[...]

> Não vejo muita diferença. Se você esquecer a senha, também não vai poder
> configurar o programa cliente.

    Sim há diferença, mas não está mais no escopo já que foi
desconsiderada a idéia do gratuito. Porque no gratuito não existe um
administrador ou painel que pode lhe fornecer uma nova senha.

> Não, não vejo assim. Não é porque é gratuito. Poderia ter um servidor de
> e-mail na minha empresa, mas falo dos prós e contras de se usar clientes
> locais. Poderia ter Exchange e cliente outlook ou ter uma aplicação que
> disponibilizasse via web-mail.

> O que a tecnologia de acesso (IMAP, POP) vai alterar na discussão? Gostaria
> que você esmiussasse um pouco mais o seu pensamento.

    Com IMAP você passa uma cópia fiel do que está na web e do que
está local. Tanto faz você excluir uma mensagem ou move-la para outra
pasta em seu cliente local ou na web, ao entrar com o local ou na web
ambos serão sincronizados e refletirão as alterações. Com isto você
passa a ter uma cópia local e outra na web. Mas em uma visão mais
profunda com IMAP você passa a usar seu cliente local como um webmail
mais sofisticado.

    Mas entendo melhor a questão, sem o IMAP, sou a favor do Webmail,
já cansei de ver administradores (entende-se diretor) perder todas
suas mensagens de seu lap. Não é possível ter uma plano de cópias em
uma estrutura minima para funcionamento em que o provedor é
terceirizado.

> Todas as opniões são válidas (desde que mantida a urbanidade das palavras) e
> a gente cresce trocando idéias. O que você achou das minhas?

    Adorei urbanidade :)

> André Cavalcante

- []s
- Zandre.