[Ubuntu-BR] 32 ou 64 bits??? a pergunta que teima em não calar...

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Quinta Julho 17 17:33:16 UTC 2008

2008/7/17 Luiz Junior <luizbborges em gmail.com>:

> Velho, hoje os pacotes flash e java em sua grande maioria já estão
> disponiveis para 64 bits, tipo..o flashplayer já existe para 64, e o java
> tb, além disso..se sua máquina é 64 e voce utiliza um 32 você esta perdendo
> mt do potencial que sua maquina pode lhe oferecer.

Ooops! Não tão rápido. Se você tem menos de 4G, quase não vai ter diferença
entre as plataformas, pois a maioria dos programas não fazem uso das
instruções específicas de 64bits (pelo menos não ainda, apesar de esse
número daqui a pouco seja revertido). Da mesma forma, se você instala um
linux 32bits, num core 2, por exemplo, você vai enxergar o sistema com 2
processadores de 32bits. Se você instala um linux 64bits, vai enxergar um
único processador de 64bits. Aí nesse sentido, o linux com 32bits sobre um
core 2(meu caso) vai acabar tendo uma performance melhor que se eu
instalasse um linux 64bits, porque o sistema vai poder utilizar os "dois"
processadores para agendamento (sim, o linux suporta agendamento paralelo).
Se eu utilizasse como um processador de 64bits, todas as tarefas teriam que
compartilhar tempo com o mesmo núcleo.

André Cavalcante