[Ubuntu-BR] [OFF] Paraná - 2 mil empresas notificadas sobre NF de softwares

Alex aleximandro em gmail.com
Terça Fevereiro 26 13:13:01 UTC 2008

Bom dia Reginaldo.

> [...]
> Pg 07 -  Item 2. A colonização tecnológica da América Latina - Diz no 4o.
> Parágrafo.
> "A política colonial da indústria de software estadunidense para a América
> Latina se desenvolve a partir de duas estratégias bastante definidas: a
> pressão pela criminalização e repressão à pirataria e a aculturação dos
> consumidores ao software proprietário."
>
> Deixo aqui meu agradecimento ao *Gustavo Rezende* que enviou durante o
> debate
> o link acima. Embasei ainda mais minha opinião sobre esse ponto específico

Contudo a questão da política de software por criminalização é dura? sim é
dura!... contudo copiar um produto pago continua sendo crime. Os fins não
podem justificar os meios. Se alguem sente que não é errado copiar um
produto de uma empresa, mesmo que "opressora" por exigir seus direitos no
rigor da lei...lemrabo que acima da lei estabelecida existe uma outra lei
que diz "não roubararás" se é considerado crime é crime. Contudo a opressão
não é algo bom, entretanto não podemos justificar o nÃo cumprmento da lei pq
muitos estão errados e nem favorecer o mais probre em uma causa.

Adislon e João Santana, eu estava me referindo as empresas autuadas.
> Se as empresas não tem dinheiro para pagar as licenças, a lei informa que
> serão multadas em 3.000 vezes o valor de cada licença ilegal, mais 2 a 4
> anos
> de prisão aos seus responsáveis legais. Se eu estiver enganado, sintam-se
> a vontade para coloborar, posso estar errado.

Olha eu não defendo a pirataria e nem defendo opressão, mas todos devemos
sers responsáveis por nossos atos, algum castigo sempre vai ser aplicado.
Mesmo que o castigo seja pagar pelo uso do não licenciamento.

> [...]
> atrás, para o exercício da maior parte das profissões".
>
> Mais um link sobre o ponto
> http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022008/20022008-6.shl
> Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008 - último parágrafo
> "Estudos mostram que nos países em desenvolvimento a banda larga é tão
> importante quanto energia e água"
>
> Sim, estão impondo, nem sempre temos opção.
> Para citar alguns exemplos de nossa experiência: as emendas orçamentárias
> no
> estado do Paraná, só são feitas através do MS Access.

 Existe um caminho, estudar outra solução PHP + MySQL? pq foi usado Access?
existeuma opção upsizing to SQL, basta pegar o codigo gerado e executar no
MySQL o resto e interface de sistema. Se conhcer bem MVC basta separar
interface de controle.

 "Tem faculdades que somente aceitam as monografias e TCCs gravados em
formato DOC com fonte arial (se não estou enganado é uma norma ABNT). "

Contudo neste exemplo que está impondo não é a Microsoft...existem outras
que aceitam em PDF,  Latex etc... o problema que para muitos o Office ainda
é o produto de referencia e preferencia, falta é alertar que GERA CUSTO.
Muitas univerisades que usam o padrão DOC tem um contrato de campus com a
Microsoft onde eles fornecem Windows Office Visual estudio SEM CUSTO ao
estudante da Instituição. Fica mais fácil para a Universidade, pq?  AS
PESSOAS PREFEREM ASSIM.
Tente separar pessoa de problema... mas e se as pessoas forem o problema?
não acho que o problema esteja com o sistema ou imposição ninguem me obriga
a usar um aplicativo em meu PC em casa.
Já a votar é obrigação, olha que merda sempre dá! sai governante entra
governante e nada nada nada nada mudará! dança das cadeiras. onde está o
problema, PESSOAS. Teve um certo "general" que teve de guiar seu povo
durante 40 anos numa travessia que seria de 3 dias... isso explica muito!

"Sites que só aceita o navegador IE."
A Culpa é de quem fez.... não de quem usa. Veja bem para o POVÃO o Design é
mais importante que o conteúdo. Mais uma vez PESSOAS.

"Documentos gravados com macros que foram gerados no MS Office e só rodam no
mesmo."

Eu sou a favor de mandar documentos sempre em PDF. ou em formato HTML Nunca
mando documento em DOC ou XLS. Fala defirnir um padrão mundial para
documentos, já foi tentado algo do tipo mas muit se fala, muintos ofertam e
no final o comprometimento do maior vira o padrão.

"Aqui tem interface com o ponto de a informática ser essencial p/ o
desenvolvimento de nossas atividades, conforme
explicado no item anterior. Sejam governo, empresa ou cidadão.
Acredito que outras amigos da lista possam contribuir com mais exemplos."

Todo exemplo pode ter o contra exemplo, ou pior deixar mais evidente que o
acesso fácil aos produtos tornam padrões e vicios e costumes virão parte da
vida das pessoas na sociedade, erros abominaveis tais como a categorização
de furto da propriedade intelectual para alguns é normal... fazer o que o
povo na época dos 40 anos até hj ainda adora Um Bezerro de Ouro!, por isso
que sempre falo: toda mudança tem algo maior por traz, isso relfete das
ações pessoais de cada um em nossa sociedade (alias a que mais adora
Bezzeros no MUNDO.)

"Quanto ao "Capitalismo Selvagem" o texto sugerido por Gustavo Rezende no
link
http://www.tuliovianna.org/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=21&Itemid=67
nas "entrelinhas" mostra que as regras do capitalismo não medem esforços, as
vezes inconfidenciáveis, para alcançar seu êxito. Não foi diferente a
aprovação da lei deo ODF no Paraná. Os interesses particulares muitas vezes
sobrepoẽm os da sociedade."

Alias os de individuos e comportamentos são o juglamento de muitos, mas
lembre-se que enquanto existirem justos não é o fim. Contudo sempre será a
vontade de poucos sobre muitos, o contrário só no final.

"Caso alguém deseje participar do fórum de discusão do PRB-PR, faço aqui o
convite. Temos várias salas de políticas públicas, inclusive uma
especificamente sobre "Tecnologia".
Fórum: http://www.prb10pr.org.br/forum"

Um Abraço
Alex.