[Ubuntu-BR] [OFF] Paraná - 2 mil empresas notificadas sobre NF de softwares

Reginaldo Radel reginaldo.radel em gmail.com
Terça Fevereiro 26 15:24:47 UTC 2008

Grande Alex,

Em Semana Dia 02 26 YYYY 10:13:01 Alex escreveu:
> [...]
> dura!... contudo copiar um produto pago continua sendo crime. Os fins não
> podem justificar os meios. Se alguem sente que não é errado copiar um
> produto de uma empresa, mesmo que "opressora" por exigir seus direitos no
> rigor da lei...lemrabo que acima da lei estabelecida existe uma outra lei
> que diz "não roubararás" se é considerado crime é crime. Contudo a opressão
> não é algo bom, entretanto não podemos justificar o nÃo cumprmento da lei
> pq muitos estão errados e nem favorecer o mais probre em uma causa.

Concordo plenamente.

> Olha eu não defendo a pirataria e nem defendo opressão, mas todos devemos
> sers responsáveis por nossos atos, algum castigo sempre vai ser aplicado.
> Mesmo que o castigo seja pagar pelo uso do não licenciamento.

Também não concordamos com a pirataria. Por isso no Paraná a Lei 14058/2003
Uso do Software Livre informa que seja dada preferência de uso do SL no
governo.

>  Existe um caminho, estudar outra solução PHP + MySQL? pq foi usado Access?
> existeuma opção upsizing to SQL, basta pegar o codigo gerado e executar no
> MySQL o resto e interface de sistema. Se conhcer bem MVC basta separar
> interface de controle.

Temos lutado para isto se tornar uma realidade.
Aqui, mais uma lei do deputado estadual do Paraná Pastor Edson:
Lei 14195/2003 - Serviços Eletrônicos em Sistema Operacional Aberto.

>  "Tem faculdades que somente aceitam as monografias e TCCs gravados em
> formato DOC com fonte arial (se não estou enganado é uma norma ABNT). "
>
> Contudo neste exemplo que está impondo não é a Microsoft...existem outras
> que aceitam em PDF,  Latex etc... o problema que para muitos o Office ainda
> é o produto de referencia e preferencia, falta é alertar que GERA CUSTO.

Concordo novamente.

> Muitas univerisades que usam o padrão DOC tem um contrato de campus com a
> Microsoft onde eles fornecem Windows Office Visual estudio SEM CUSTO ao
> estudante da Instituição. Fica mais fácil para a Universidade, pq?  AS
> PESSOAS PREFEREM ASSIM.

Aí entra a política de mercado de  "aculturação dos consumidores ao software
proprietário." Isto não está errado, é uma estratégia de markshare.

> Já a votar é obrigação, olha que merda sempre dá! sai governante entra
> governante e nada nada nada nada mudará! dança das cadeiras. onde está o
> problema, PESSOAS. Teve um certo "general" que teve de guiar seu povo
> durante 40 anos numa travessia que seria de 3 dias... isso explica muito!

	Sei exatamente do que está falando.
	Estamos trabalhando, desde o ano 1999, em favor do uso do SL. Não é nada
fácil tentar ser justo na terra de ímpios ;-)

	Alex, compreendo que não é fácil ser confiável quando se faz parte do meio
político.

	Estamos tentando fazer a diferença ( Ml 3:18 ). As pessoas criticam os
políticos por não serem ouvidas, não terem a oportunidade de participar,
somente serem procuradas em época de eleição.

	É para isso que utilizamos da tecnologia disponibilizando os site
www.pastoredson.com.br , www.prb10pr.org.br e o fórum do PRB em
http://www.prb10pr.org.br/forum, para um contato permante. Seja acompanhando
as ações feitas pelo parlamentar, assim como uma maneira rápida e fácil de
contato com ele.

	Alguns podem até não acreditar na intenção, mas depois não poderão falar que
não existem oportunidades de participar e se manifestar. Aqueles que conhecem
o trabalho, dedicação, entusiamo e participação do Dep Pastor Edson
compreendem o que estou falando.

	Leia abaixo o comentário de Jomar Silva, diretor do capítulo nacional da ODF
Alliance sobre o deputado.
"A lei foi apresentada na Assembléia Legislativa daquele estado pelo Deputado
Edson Praczyk, um árduo defensor de padrões abertos e software livre. São
raros os representantes legislativos em nosso país que entendem tanto destes
temas como o Dep. Praczyk, a quem parabenizo publicamente pela louvável
iniciativa (e persistência para ter a lei aprovada)."
http://homembit.com/2007/12/governador-do-parana-sanciona-a-lei-n-15742-odfiso26300.html

> "Sites que só aceita o navegador IE."
> A Culpa é de quem fez.... não de quem usa. Veja bem para o POVÃO o Design é
> mais importante que o conteúdo. Mais uma vez PESSOAS.

Sim, concordo. Isso é a causa, temos é que mudar isso. Tem muito trabalho a
ser feito de conscientização. Mas ainda não estamos cansado ;-)

> "Documentos gravados com macros que foram gerados no MS Office e só rodam
> no mesmo."
>
> Eu sou a favor de mandar documentos sempre em PDF. ou em formato HTML

Infelizmente esse formatos de arquivos, diferente de um ambiente office, não
aceitam programação de macros, funções....
Estou me referindo na aplicação de recurso avançados.

> Nunca > mando documento em DOC ou XLS. Fala defirnir um padrão mundial para
> documentos, já foi tentado algo do tipo mas muit se fala, muintos ofertam e
> no final o comprometimento do maior vira o padrão.

Mais trabalho que temos feito para mudar isso. Agora, através da Lei
15742/2007 - ODF - Padronização do formato de documentos públicos no Paraná.

> fazer o que o
> povo na época dos 40 anos até hj ainda adora Um Bezerro de Ouro!, por isso
> que sempre falo: toda mudança tem algo maior por traz, isso relfete das
> ações pessoais de cada um em nossa sociedade (alias a que mais adora
> Bezzeros no MUNDO.)

O Pr Edson tem dado sua colaboração p/ mudar isso, inclusive na esfera em que
mais pode contribuir, fazendo leis enquanto tem estado como deputado.

Alex, muito obrigado.

--
Use Linux e Navegue com Segurança