[Ubuntu-BR] Quais pacotes instalados não têm equivalente em amd64?

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Dezembro 17 14:32:05 UTC 2008

Para ilustrar o consumo maior de RAM nos sistemas 64bits, suponhamos
que voce tivesse que aplicar 20ml de uma substancia no seu organismo,
usaria uma seringa de 32ml ou  64ml, qualquer uma das duas serve, mas
estará disperdiçando se usar a de capacidade maior.

Os programas atuais de desktop não precisam de 64bits para a maioria
dos calculos/variaveis que forem guardar/processar, daí se tiver
usando ponteiros de 64bits estará consumindo as mesmas siringas, porém
maiores. Quando faltar seringa, voce vai somar os 20ml de cada
aplicação e vai perceber o quanto foi disperdiçado.

Mas a lógica acima é perversa com quem realmente precisa de uma
seringa de maior capacidade, assim haverá programas que realmente
serão mais rápidos e consumirão melhor se o sistema for 64bits. A
questão é que a maioria dos programas para desktop simplesmente não
são.

É claro que estamos falando apenas 64bits versus 32bits, mas se
pensarmos em outros aspectos, por exemplo, eu tenho um kernel 64bits e
meu processador usando um kernel 64bits faz uso das instruções de
processador :
fpu vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat
pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe syscall nx lm
constant_tsc arch_perfmon pebs bts rep_good nopl pni monitor ds_cpl
est tm2 ssse3 cx16 xtpr lahf_lm

Se eu simplesmente trocar o kernel 64bits por outro 32bits, e a metade
das flags acima sumirem, ficará óbvio que apesar de meu consumo de RAM
diminuir, diminuiu também a quantidade de instruções que poderiam
tornar meu programa mais agil ou rápido.

Ná prática, ou no meu caso, as flags permanecem as mesmas sendo 32 ou 64bits.
Assim, não tenho nenhuma vantagem real em usar 64bits. Mas tem gente
que jura que o sistema ficou melhor, assim voltamos ao que falei no
inicio, pode ser que alguns programas estejam usando seringas de
64bits.

[]'s