[Ubuntu-BR] Squid

Washington Alves waes60 em gmail.com
Terça Dezembro 16 15:32:58 UTC 2008

Olá André,

  Sim, é possível configurar o squid para usar autenticação de um
servidor Windows com Active Directory, não sei se existe um bom
tutorial para lhe indicar, mas se procurar no google por "squid
autenticando no Active Directory" encontrará muitos de como fazer, é
uma implementação razoavelmente simples de se efetuar.

  Com o squid funcionando desta forma, é possível efetuar
configurações com base nos usuários e grupos existentes no Active
Directory, o que acho mais interessante neste tipo de implementação, é
que, uma vez que usuário logou no domínio, não é solicitado usuário e
senha para o usuário, porém, o acesso é autenticado, isso ocorre por
se utilizar o ticket kerberos, acho muito bom o funcionamento desta
forma.

  Referente a relatórios de acesso, existe o sarg, acho que a grande
maioria das pessoas usa o sarg, apesar de existirem outros, ele é de
fácil implementação e configuração.

  Qualquer dúvida é só falar.

Washington Alves.