[Ubuntu-BR] Rede wireless ad-hoc

Iuri Diniz iuridiniz em gmail.com
Terça Dezembro 9 20:36:13 UTC 2008

Olá idélcio

2008/12/9 Duda Nogueira <dudanogueira em gmail.com>:
> Oi Idélcio!
>
> Eu nunca fiz essa peripécia que você está tentando, mas creio que somente
> conectar o iphone no ad-hoc não vai resolver.

Eu já fiz isto, mas não era iphone, era um computador windows.

> Busquei rapidamente sobre isso e achei:
>
> http://www.gdhpress.com.br/redeseservidores/leia/index.php?p=cap2-11
>
> Que além de ensinar a criar o ad-hoc na unha, pelo terminal, finaliza
> dizendo que você precisará compartilhar a net do seu laptop.
>
> Os comandos clássicos:
> *modprobe iptable_nat
> iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
> echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward*

visto que você já consegue fazer o adhoc se comunicar entre os dois
disposivos estes comandos passados pelo amigo duda resolvem

> podem se aplicar aí, substituindo o eth0 pela interface que tiver a rede.

a interface de rede do timweb é geralmente é a ppp0,

faça este comando para descobrir:
route -n | grep ^0.0.0.0 | awk '{ print $8}'

> Você precisará configurar o dispositivo com as mesmas configurações de rede
> do ad-hoc, colocando também o gateway (o próprio laptop) e o dns (oferecido
> pelo provedor)

lembre-se de fazer isto.

--
Iuri Diniz