[Ubuntu-BR] Ubuntu e Ruindows XP no Notebook HP Pavilion DV5-1002nr

Ksatrya_Linux govabuntu em gmail.com
Domingo Dezembro 7 00:57:21 UTC 2008

Ksatrya, o que você tentou fazer e o que não deu certo? Quanto mais
específico, mais fácil ajudar ;)

     Primeiro eu tentei fazer simplesmente o óbvio: ir no setup, bootar pelo
CD e tentar instalar o XP para em seguida o Ubuntu.
     Não deu certo, dava erro direto durante a cópia de arquivos, pesquisei
e descubri que a HP além de não homologar seus Notebooks para outro SO ela
não aconselha em nada a instalação de outro SO principalmente o XP. Já fiz
isto em outro modelo do HP Pavilion, coloquei o XP penei para descobrir os
drivers e foi, em seguida instalei o UBUNTU 8.10 e maravilha de cara
reconheceu TUDO.
     Comprei esse modelo que especifiquei acima pensando que seria a mesma
coisa mas... :(  não deu certo. Pesquisando um pouco mais no google achei em
um forum de Portugal que uma pessoa também teve este mesmo problema e ela
foi aconselhada a habilitar o modo AHCI no setup da BIOS, lá fui eu tentar
fazer a mesma coisa mas o setup não tem nenhum lugar onde possa existir essa
opção para habilitar ou desabilitar.
     Fiquei pensando... Será que a tirania das empresas do software ruim e
proprietário está nos algemando para as suas porcarias de produtos? Isso tem
que ser combatido e logo, ou seja, já é o medo do mundo LINUX tomando as
rédeas do livre pensar e do livre agir. Abraços