[Ubuntu-BR] Problema na instalação do Ubuntu 8.04 beta

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Sábado Abril 19 01:07:42 UTC 2008

2008/4/18 Vladimir Dias <vladrogo em gmail.com>:

> pesquisei no google, ai fui em PLACES - HOME FOLDER - FILE SYSTEM - BOOT -
> GRUB - menu.lst,

Show! Eh esse o arquivo que temos que mexer...

> mandei salvar. ai apareceu uma mensagem dizendo que eu nao tinha
> autorizacao.

Perfeito. Vc está tentando abrir um arquivo de configuração do sistema
utilizando o seu usuário. Mas esse usuário não tem poder para
modificar/apagar tais arquivos. E esse eh um dos principais motivos do linux
ser tão seguro. Se vc, navegando na net, pegar um virus pra linux (não, não
existe um virus pra linux conhecido mundialmente. Talvez alguem tenha feito
um em lab, mas não vem ao caso), esse vírus não vai conseguir danificar o
*sistema* por não ter poderes para isso.

Ai que entra na história o usuário root. Ele eh o usuário administrador do
Linux. Para que vc modifique os arquivos de sistema, vc tem que usar o
usuário root OU ganhar poderes de root para executar determinadas ações.

*Resumindo:* seu usuário precisa de ganhar poder de root para poder
modificar o arquivo menu.lst.

Para fazer isso, aperte a combinação de teclas ALT+F2 e digite "gksu gedit
/boot/grub/menu.lst" (sem as aspas). O gksu fará com que apareça uma tela
para vc digitar a senha do SEU usuário, dando poder de root para ele. Assim,
será aberto o programa gedit (um editor de texto) com o arquivo menu.lst.
Agora vc pode modificar esse arquivo e salvar.

Agora abra novamente o arquivo menu.lst usando esse nautilus e ai sim vc
poderá modificá-lo e salvá-lo.

> Qto as opcoes de boot, sao essas abaixo. Nao sei o que fazer para
> selecionar o Vista.

Vc tem que adicionar a opção do Vista nessa lista de boot.
Uma pergunta pra galera: o ubuntu 8.04 não ta adicionando o windows no grub
logo na instalação? Aconteceu com uma amiga minha tb...

Insisto: procure no google por "adicionar windows grub".

Maaas... vamos lá. Em qual partição está o windows? Por exemplo, se o vista
estiver na segunda partição do hd primário, vc deverá adicionar no final do
arquivo menu.lst o seguinte conteúdo:

title Microsoft Windows
root (hd0,1)
makeactive