[Ubuntu-BR] modem d-link 502g - porta usb

Leonardo Trindade leotavo em gmail.com
Quinta Setembro 6 16:26:24 UTC 2007

eh assim.

a conexao chega ao modem pela linha telefonica
um pc compartilha via ethernet ligando a placa de rede ao modem.
o outro pc compartilha via usb ligando a porta usb ao modem.

o cabo usb de certa forma simula o cabo ethernet. nao altera a velocidade de
conexao. mas velocidade de transferencia de arquivos na rede reduz um tanto,
mas nada q atrapalhe, hehe.

ai da pra compartilhar arquivos e conexao assim. Na pratica o modem funciona
como hub/roteador de duas portas, so q com interfaces distintas.

tipo no rwindows funciona normalmente! instalei o driver usb do fabricante,
ele identificou depois configurei o compartilhamento de conexao. mas eu nao
quero usar o rwin.

so q o ubuntu nao ta "enxergando" o modem pela usb. quer dizer. pelo comando
lsusb aparece o modem la, mas ele nao consegue conectar.

eu nao queria uma soluçao crossover. nao quero ter q deixar um dos pcs
ligados. sacou? com o modem roteado eu so precisaria deixar o modem ligado
pra manter a conexao.

chipset Globespan Virata.

se puder ajudar ficarei muito grato :)