[Ubuntu-BR] Usar Permissões de Arquivo é suficiente para manter um sistema seguro em uma máquina com dual boot (ubuntu + linux)?

Nabor Oliveira naborcoj em gmail.com
Segunda Julho 23 21:00:06 UTC 2007

Pessoal,

Vendo a discussão [como proteger o conteúdo de uma pasta com senha para
acesso, ou ocultando, sei lá?] me trouxe essa dúvida. Eu tenho um laptop com
dual boot. No Windows XP, eu instalei o IFS para poder ter acesso à partição
do Linux e acessar os arquivos que estão lá.
Aí vem a parte importante, fiz um teste de dentro do Windows e consegui
abrir vários arquivos de configuração do Linux que têm como owner o root e
700 como permissões. Pior do que isso, eu consegui alterar esses arquivos
também!
Ou seja, qualquer usuário ou programa malicioso rodando no XP que consiga
instalar o IFS, consegue fazer o que quiser na minha instalação do Linux.
É assim mesmo? Existe alguma outra forma de aumentar a segurança nesse caso?
Alguma configuração no IFS ou no próprio Linux?

Nabor Oliveira