[Ubuntu-BR] É possível unir partiçôes?

Nilo Martins jniloms em gmail.com
Sexta Julho 20 11:04:22 UTC 2007

Como o pessoal já falou em não ficaria com a penas uma partição na máquina.
Normalmente eu tenho sempre uma partição separada para meus dados.
Criaria apenas um ponto de montagem para ela.

## Para formatar e criar um ponto de montagem ##
Instale o Gparted;
sudo apt-get install gparted

Crie uma pasta para se o ponto de montagem.
Ex.:
sudo mkdir /media/dados
sudo chmod 770 /media/dados

Após a instalação você deve encontrar o programa no menu
Sistemas->Administração->Editor de Partições do Gnome (Disco)

Selecione a partição que estiver sem o ponto de montagem. (Tenha certeza que
é a do Kurumim)
Clique o botão direito do mouse e depois em Formatar
Selecione o formato desejado (Eu uso Ext3) e o ponto de montagem (o
diretório que você criou).

## Mas se você realmente deseja juntar tudo. ##

Com o Gparted é possivel sim juntar duas partições contíguas (Se elas
estiverem uma ao lado da outra). Porém você vai perder o conteúdo de uma
delas.

É necessário ter um disco de instalação do Ubuntu e dar boot por ele.

Você deve encontrar o programa no menu
Sistemas->Administração->Editor de Partições do Gnome (Disco)

Normalmente no Canto Superior Esquerdo fica o Seletor de Disco. Se você
tiver mais de um disco na máquina tome cuidado para não apagar a partição
errada.

O próximo passo é apagar a partição indesejada.
Se ela estiver montada você tera que clicar com o botão direito do mouse em
cima dela e selecionar desmontar. (Obs.: Pelo que você me descreveu acredito
que esse não seja seu caso).
Com a partição desmontada é só clicar com o botão direito do mouse em cima
dela e selecionar Excluir.

Agora vamos ampliar a partição do Ubuntu.
Clique nela com o botão direito do mouse e selecione Redimencionar/Mover.
Vai abrir uma janela onde você deve informar o novo tamanho desejado.

Pronto. Agora é só clicar no botão "Aplicar" ou pelo menu "Editar->Aplicar".

Lembre-se. Trabalhar com configuração de partições é uma operação um pouco
arriscada.

Faça um backup dos seus dados antes.

Espero ter ajudado.