[Ubuntu-BR] É possível unir partiçôes?

Leo Castro leoccastro em gmail.com
Sexta Julho 20 05:25:28 UTC 2007

Idilio,
Vc pode rodar um cd de instalação de alguma distribuição linux que tenha um
bom particionador (pode ser o ubuntu mesmo, mas tem particionadore mais
amigáveis, p/ ex. o do Madrake 10 é reconhecidamente eficiente) e criar um
partição ext3 nova no lugar das partições do Kurumin (no caso de haver mais
de uma, ie, se vc instalou "/" e "home" em partições diferentes, ou caso vc
tenha criado um swap específico para o Kurumin). Depois de gravar a nova
tabela e formatar a nova partição, vc aborta a instalação. (O bom do
particionador do Mandrake é que vc pode interromper tranquilamente a
instalação.). Mexer na tabela de partições sempre comporta riscos, mas dá
pra fazer com alguma segurança (faça um bkp, é claro!). Vc pode usar a nova
partição para guardar dados, fazer bkps etc. Não creio que seja possível
simplesmente "incorporar" o espaço das partições do Kurumin nas partições
Ubuntu pré-existentes, mas ter uma partição a mais já é uma excelente opção.