[Ubuntu-BR] x86 64bits e instalação de Flash e Java (Valteir Silva Sousa)

Khristian der.kosak em gmail.com
Sábado Julho 14 18:37:48 UTC 2007

No amd64 o Firefox não trabalha com o Java da Sun. Mas existe uma
implementação free do java que vem com o ubuntu, o gij/gcj, que é uma
porcaria pra rodar apps java, mas que o firefox reconhece como plugin.
Basta abrir o Synaptic/Adept/qualquer que seja seu gerenciador de
pacotes, procurar pelo plugin pra mozilla desse gij (tem também o
plugin java 1.4 pra mozilla, só que ele não instala no amd64, outra
pisada na bola dos mantenedores do Ubuntu), e o Firefox vai reconhecer
o plugin. Pra ver se está instalado direito, reinicie o Firefox após
instalar o plugin e abra o endereço "about:plugins" e cheque se ele
está lá.
Como eu disse, ele quebra um galho, mas não funciona 100%.
Se quiseres shockwave pra linux, eu postei uma mensagem aqui na lista
sobre isso (precisa dum ambiente chroot 32 bits + wine), é só
procurar.
Abraço,

Khristian Alexander Schönrock
http://agilizando.blogspot.com - Notícias Quentinhas de Tecnologia!

OBS: é "instalar", e não "estalar". :P

fiquei feliz ao começar a estudar sobre linux e encontrar uma versão 64
bits, fui um fator crucial na minha decisão de instalar linux no meu
computador, sendo que ja faz 2 anos que comprei este computador e
nunca tinha usado um programa 64 bits nele, quase desistir quando não
conseguir navegar visualizando as imagens em flash e acessar sites em
java (banco, etc), + nao desistir, ja conseguir estalar o flash, e
tambem estalei o java, no entanto, o navegador firefox nao estar
"reconhecendo" e solicitando instalação do plugin, acho o desempenho
excepcional,  e devemos encontrar "soluções" para as
incompatibilidades que ainda existem.
baixei o jre-6u1-linux-amd64.bin direto do site da sun, seguir o tutorial
http://wiki.ubuntubrasil.org/Java e obtive o seguinte resultado:
ravelty em xxxxx:~$ echo $PATH
/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games
ravelty em xxxxx:~$ cd /usr/bin
ravelty em xxxxx:/usr/bin$ ls -lath java
lrwxrwxrwx 1 root root 25 2007-07-14 07:24 java -> /opt/jre1.6.0_01/bin/java
ravelty em xxxxx:/usr/bin$ cd /
ravelty em xxxxx:/$ java -version
java version "1.6.0_01"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_01-b06)
Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 1.6.0_01-b06, mixed mode)
ravelty em xxxxx:/$ echo $JAVA_HOME
/opt/jdk1.6.0/bin/java

Pra mim estar estalado, no entanto o firefox continua solicitando a
instalação do plugin java para acessar paginas de banco, etc.
podem me dar uma força de como fazer o navegar "reconhecer" o java
instalado?
uso AMD64 3000+ NUMA ASUS K8N-E DELUXE + 1 Gb DDR400 + HD SATA 160 + HD IDE
120 + CONEXÃO VIA RADIO