[Ubuntu-BR] Ubuntu on Mac

Fábio Rabelo fabior em ajato.com.br
Sábado Julho 14 12:01:52 UTC 2007

Alexandre Martani escreveu:

> Os Macs atuais usam processadores da Intel, então é só pegar a versão
> pra PC que deve funcionar..

Infelizmente não é tão simples assim !
Os MACs com chip Intel não tem BIOS ( Basic Imput Output System ), eles
usam um outro sistema de 'boot" chamado EFI ( Extended Firmware
Interface ) q é totalmente incompatível com os CDs de boot p/PC .
Para q seja possível "dar o boot" de um cd de PC qualquer ( seja Linux
ou rWin ) é necessário primeiro tem instalado o MAC OS X, e então
instalar um utilitário da Apple chamado "BootCamp" q nada mais é q um
emulador de "BIOS" .
Existe uma equipe portando o Grub p/EFI, mas ainda é considerado "beta
quality" e consequentemente não está presente ainda em nenhuma
deistribuição .
Se alguém tem alguma outra novidade no assunto por favor se manifeste
... ;- )

Fábio Rabelo