[Ubuntu-BR] Enviar arquivo pra lixeira via linha de comando

Andre Noel andrenoel em ubuntu.com
Quarta Julho 11 12:23:46 UTC 2007

On 7/10/07, Maurí­cio <briqueabraque em yahoo.com> wrote:
> Oi,
>
> Existe algum programa de linha de comando disponível no Ubuntu que
> envie arquivos para a mesma lixeira que a interface gráfica? Como
> existe uma lixeira padrão na interface do Gnome, eu gostaria de
> substituir o 'rm' por alguma coisa mais segura, e acho que um
> programa assim seria uma boa idéia.
>
> Obrigado pelas dicas. Abraços,
> Maurício

Se você quiser algo seguro, edite o arquivo ~/.bashrc e insira as linhas:

alias mv='mv -i'
alias rm='rm -i'
alias cp='cp -i'

Assim ele sempre vai pedir confirmação antes de apagar ou sobrescrever
um arquivo.

Abraços.

--
Andre Noel