[Ubuntu-BR] Swap

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Quinta Julho 5 14:11:47 UTC 2007

On 7/5/07, Fernando Patzlaff <patz em patz.inf.br> wrote:
> Olá,
> sempre li, sempre usei, e já caiu na LPI que o SWAP é o dobro da memória
> RAM. Porém se você não quiser utilizar, não utilize. O SWAP não serve pra
> deixar mais rápido ou mais lento o sistema. Ela é utilizada quando não
> existe mais espaço na RAM para a execução de programas. Os programas que não
> estão em execução mas estão digamos "abertos" vão para o SWAP para que
> outros programas possam ser abertos e executados.

    Se quiser acompanhar como anda a ocupação da swap:

$free -m

    Tenho um lap com 700mb e alguma coisa, tenho minha swap de 900mb.
Mas isto para hibernação. O máximo que este usuou de swap utilizando
vários aplicativos ao memso tempo foi 100mb.

    Em meu desk com 500mb e alguma coisa tenho lá minha swap de 200mb
por vias das dúvidas. Mas nunca passei de 100.

    Mas como disseram, tudo depende do que iras fazer. Em caso de
dúvida coloque sempre um pouco a mais. Também vale a pena você ir
acompanhando o quanto anda usando de swap para no futuro, em uma nova
instalação, poder redimensionar mais precisamente.

    Abçs,
Zandre.