[Ubuntu-BR] Renomeando pendrive e cartões

Dorneles Treméa dorneles em x3ng.com.br
Quarta Julho 4 01:44:32 UTC 2007

Opa Waldir,

> Valeu pela ajuda, Dorneles!  Infelizmente, ele dá um erro de permissão
> quando eu vou executar esses comandos "echo" (e eu já tentei rodar como
> sudo, não adiantou).

esse foi o motivo pelo qual todos os comandos começavam com #, ou
seja, você deveria estar executando eles como superusuario, vulgo
root... :-)

Para executar como usuário normal, o procedimento seria:

$ sudo apt-get install mtools
$ sudo su -c 'echo drive p: file=\"/dev/sdb1\" >> /etc/mtools.conf'
$ sudo mlabel p:

De qualquer forma, o 'echo' era apenas para indicar que o arquivo
precisava ser editado e aquele conteúdo adicionado. Bastava usar
o seu editor de preferência para isso... ;-)

> Mas, sem querer ser chato, eu queria que tivesse um pacote que fizesse isso
> facilmente, através de uma interface gráfica.  Porque quem tá precisando
> disso é a minha tia, recém-chegada ao mundo Ubuntu.

Pelo nautilus infelizmente ainda não é possível. O jeito é ficar
de olho no bug #41011:

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/nautilus/+bug/41011

Mais uma informação, caso o sistema de arquivos do dispositivo não
seja FAT, basta seguir as instruções em:

https://help.ubuntu.com/community/RenameUSBDrive

HTH,

--

Dorneles Treméa