[Ubuntu-BR] Editor PHP

tonismar bernardo tonismar em gmail.com
Terça Julho 3 14:42:11 UTC 2007

Geralmente a escolha de um editor de texto gera bastante discussões, eu já
testei muitos:
jEdit, Quanta, Kate, PhpEclipse, Zend, Gedit, Geany e o Vim.

Desses aí eu descartei o PhpEclipse pois, quando se trabalha com projetos
com uma quantidade de arquivos enorme ele se torna totalmente inviável,
lento e, inclusive trava muito. Tb concordo com o que o Lucas escreveu, essa
forma do Eclipse tratar os plugins não agrada, já tive vários problemas com
isto. O jEdit é bom, tem que baixar os plugins corretos mas, assim como o
eclipse, roda em java e é um pouco pesado. O Quanta e o Kate são ótimos, se
eu tivesse o KDE com o ambiente, com certeza usuaria um deles como editor,
provavelmente o Kate. O Zend eu só olhei mas como é pago nem dei muita
atenção. Os que tenho usado mais são o Gedit e o Geany ambos são bem
parecido, na verdade, o Gedit com os novos plugins acoplados fica ótimo, só
tem uma funcionalidade que ainda não está de acordo com minha preferência e
o Geany está fazendo bem que é salvamento de sessão. Com o Geany isto é
automático, os arquivos que estavam abertos assim que fechar o Geany irão
aparecer abertos qudno iniciá-lo novamente. Já no Gedit vc tem que ir no
menu e solicitar que essa sessão seja salva e, obviamente, eu nunca lembro
de fazer isso. :)
Mas na verdade igual ao vim eu não consigo achar igual, realmente é um ótimo
editor, tenho um .vimrc bem personalizado de acordo com as funções do
projeto que desenvolvo e ele funciona perfeitamente.
Sempre quando vou testar um editor novo eu uso o Vim como base. Realmente
grande parte dos editores fazem tudo ou talvez até mais q o vim, mas na hora
de selecionar um bloco "aí que o bicho pega" o vim dá um laço nos outros
editores que testei. Não que alguns dos citados acima não faça isso, até
faz, mas não da forma que o vim faz.
Acredito que não exista um editor perfeito, vai do gosto de cada um. O ideal
é conhecer alguns para saber quais as funcionalidades que lhe são mais
importantes.

Era isso,

[]'s