[Ubuntu-BR] Novo Ubuntu

Antonio Fonseca antonio.fonseca em gmail.com
Quarta Janeiro 31 21:41:17 UTC 2007

Não estou tentando "vender" nada pra você, até porque não quero receber
pagamento algum em troca! :-)

Agora falando sério, só estou tentando te ajudar. :-)

Continuo não entendendo o sentido de "o 6.10 é instável". Isso me parece um
pouco generalista demais.

Ter um navegador fechado inesperadamente ou um crash de uma aplicação não
compromete as outras (userland) nem o mesmo o sistema operacional (o mesmo
não se pode afirmar em relação ao Windows 95 e derivado por características
de arquitetura).

Como eu já disse, para provocar uma falha no kernel é necessário um bug, uma
falha no hardware ou um suporte a esse hardware com problemas (módulo).
Felizmente o kernel do Ubuntu e seus módulos são bastante estáveis e muito
bem testados.

Posso até aceitar que você tenha conseguido uma experiência melhor com o
6.06, isso é realmente possível afinal trata-se da LTS e o 6.10 (Salamandra
High Tech) é um release que tem como proposta a incorporação de novas
tecnologias. Algumas delas inclusive continuam inéditas em qualquer outras
distribuições moderna (mesmo as lançadas bem recentemente).

Regressões podem ocorrer, mas esse é o risco que se corre pela inovação. Se
você não pode ou não quer correr esse risco recorra ao LTS.

Uma última palavra, cuidado para não tentar interpretar a evolução das
versões do Ubuntu usando um raciocínio Microsoftiano. A versão mais recente
nem sempre é a melhor pra você.

Escolha uma que tenha as características adequadas as suas necessidades. Sim
existem diferenças sutis de proposta entre as versões do Ubuntu, informe-se
sobre isso o máximo que puder antes de adotá-las ou criticá-las, e novamente
recomendo que se você não pode abrir mão de uma distribuição moderna e
sólida como uma rocha utilize a LTS (6.06).

Abraço,