[Ubuntu-BR] Festy será LTS ?

Quarta Janeiro 31 16:07:20 UTC 2007

Em 31/01/07, Silvio Fonseca <silvio.listas em pizzaroot.com.br> escreveu:

> Lucas,

Pena que não temos um karma na lista como no fórum...

Na boa, sua atitude não agregou nada. Concordo que o e-mail do André foi
> [...]
> corretas.
>
> André, do meu ponto de vista:
>
> 1) As versões que saem de 6 em 6 meses do ubuntu são na verdade releases
> entre
> versões LTS.
>
> A idéia dos releases é de ser previsível (a cada 6 meses). A versão LTS
> foi
> uma forma criativa de manter uma versão estável, interessante
> principalmente
> nos ambientes corporativos, sem interromper o ciclo de releases e mantendo
> inovação. Não se sabe quando, ou se, haverá outro release LTS.

Isso eu falei no meu e-mail, até aqui concordamos

2) [As versões não-LTS são] para testes de funcionalidades, acompanhamento
> das tendências etc. Visa principalemente aquele público que não pode
> deixar
> de usar as últimas novidades de tudo. Portanto, mais desktop.
>
> Entendi seu ponto, mas a idéia é diferente. Em cada release são
> adicionadas
> coisas novas (o upstart no Edgy é um exemplo) mas sempre tendo em mente
> que
> elas devem estar estáveis no release. As últimas novidades podem ser
> encontradas na versão de desenvolvimento (atualmente o Feisty).

Exatamente: coisas novas, citei algumas apenas. Portanto + desktop também no
caso do Edge. Pouco em caso de servidores.

3) [...] Aqui no trabalho uso ubuntu direto e todos falam que a qualidade
> gráfica é bem melhor que no windows (aqui ainda estamos no 2000 e XP).
> Logo, não deve ser usado em ambiente de servidor 24x7.

Sim, para servidor é melhor usar a versão LTS, vide site do ubuntu. De onde
tirei as informações

Não entendi o uso do "Logo,", pra mim não é nada lógico falar que se tem
> interface gráfica boa não serve pra servidor 24x7. :-)

Uma coisa não tem nada a ver com outra. Não é o fato de ser gráfico, até
porque em servers não é nem bom ter ambiente gráfico instalado... Mas pela
estabilidade da versão... Mais uma vez, vide o site do próprio ubuntu. Veja
que quando você vai fazer o download há vários links que te indicam qual
deva ser a tua escolha ideal. Mas dependendo do tipo de serviço e nível de
segurança exigido, é mais fácil configurar um fedora ou mesmo um debian
puro.

4) Talvez nem o ubuntu seja a melhor alternativa para isso [servidor 24x7]!

Eu, particularmente, não uso o Ubuntu no meu servidor ainda, por pura falta
> de
> tempo pra migrar, então não tenho conhecimento de causa. Por outro lado,
> uso
> muito meu Ubuntu para desenvolvimento (Apache, MySQL, Ruby, etc) e ele se
> comporta muito bem.

Tenho ubuntu instalado como servidor em produção: a versão Dapper. Tentei
fazer um outro com o Edge, para testes mesmo. Até agora tá legal, mas só uso
para testes, conforme recomendado.

Outra coisa, não é o fato de ser uma versão aberta para comunidade, e que
não é a de desenvolvimento, que não possa dar instabilidades. Isso é até
comum no mundo linux. Lembro-me do lançamento do Fedora 4, em uma semana
eles mudaram o kernel 2 vezes. Eles tinham colocado um kernel compilado por
eles a partir de uma versão do kernel muito nova. Se você acompanhar outras
discussões na lista vai ver que a versão Edge não tá tão comportado em
alguns hardwares, o que já está sendo reportado no fórum.

André Cavalcante
Manaus, AM.