[Ubuntu-BR] Festy será LTS ?

Silvio Fonseca silvio.listas em pizzaroot.com.br
Quarta Janeiro 31 14:50:54 UTC 2007

Lucas,

> da onde vc tirou essas informacoes?
> Na boa, como voce conseguiu falar tanta coisa errada num email so???
> Deu pra ver que voce ta por fora mesmo.

Na boa, sua atitude não agregou nada. Concordo que o e-mail do André foi longe
da realidade, mas a melhor forma de responder a isso é dar as informações
corretas.

André, do meu ponto de vista:

1) As versões que saem de 6 em 6 meses do ubuntu são na verdade releases entre
versões LTS.

A idéia dos releases é de ser previsível (a cada 6 meses). A versão LTS foi
uma forma criativa de manter uma versão estável, interessante principalmente
nos ambientes corporativos, sem interromper o ciclo de releases e mantendo a
inovação. Não se sabe quando, ou se, haverá outro release LTS.

2) [As versões não-LTS são] para  testes de funcionalidades, acompanhamento
das tendências etc. Visa principalemente aquele público que não pode deixar
de usar as últimas novidades de tudo. Portanto, mais desktop.

Entendi seu ponto, mas a idéia é diferente. Em cada release são adicionadas
coisas novas (o upstart no Edgy é um exemplo) mas sempre tendo em mente que
elas devem estar estáveis no release. As últimas novidades podem ser
encontradas na versão de desenvolvimento (atualmente o Feisty).

3) [...] Aqui no trabalho uso ubuntu direto e todos falam que a qualidade
gráfica é bem melhor que no windows (aqui ainda estamos no 2000 e XP).
Logo, não deve ser usado em ambiente de servidor 24x7.

Não entendi o uso do "Logo,", pra mim não é nada lógico falar que se tem
interface gráfica boa não serve pra servidor 24x7. :-)

4) Talvez nem o ubuntu seja a melhor alternativa para isso [servidor 24x7]!

Eu, particularmente, não uso o Ubuntu no meu servidor ainda, por pura falta de
tempo pra migrar, então não tenho conhecimento de causa. Por outro lado, uso
muito meu Ubuntu para desenvolvimento (Apache, MySQL, Ruby, etc) e ele se
comporta muito bem.

Um abraço,

Silvio Fonseca