[Ubuntu-BR] Novo Ubuntu

Antonio Fonseca antonio.fonseca em gmail.com
Quarta Janeiro 31 14:43:04 UTC 2007

Deixa-me fazer algumas perguntas idiotas: você tem certeza absoluta de que
seu hardware está ok? Que é de boa qualidade? Seus pentes de memória estão
funcionando corretamente? São pentes iguais, com mesma capacidade e
velocidade? Você já rodou algum software para teste dos bancos de memória?
Como está a temperatura da sua CPU? O suporte a sua placa de vídeo está
configurado corretamente?

Faço essas perguntas porque muitas vezes as pessoas esquecem que para o
software funcionar legal o hardware precisa estar ok. Se tudo isso já foi
verificado e você tem a certeza que está tudo ok vamos tentar isolar então
cada um dos problemas que ocorre, entender a razão deles estarem ocorrendo e
corrigí-los.

Por exemplo, quais as versões das suas aplicações que apresentam, problemas?
As aplicações fecham inesperadamente ou travam, ou é o sistema? Se o sistema
aparentemente travar dá CRTL+ALT+F1 para mudar para um console e verificar
se foi realmente o sistema (kernel) ou apenas a aplicação ou o X (quase
sempre um problema no kernel está relacionado a hardware).

Você está usando aplicações dos repositórios oficias? No caso do Firefox,
quais plug-ins estão instalados? Qual JVM e versão do Flash você está usando
(se está usando) e como instalou? O erros que ocorrem são motivados por
'page fault' na aplicação? Você já deu uma olhada nos logs do sistema?

Veja que simplesmente não dá pra generalizar (ah, o "sistema" é mais
instável que...), é preciso isolar o problem, um a um, analisar suas causas
e encontra uma correção. :-)

Sabe o que acontece também, no mundo Windows como você não tem acesso a
praticamente nada do sistema não há muito o que fazer. Quando ocorre um
problema geralmente só dá pra rebootar, instalar um novo driver ou esperar
por uma atualização da Microsoft. No máximo mudar de hardware.

Com o software livre você tem liberdade para mexer em tudo e corrigir o
problema. E se você não sabe como fazê-lo pode pedir ajuda e quase sempre
obtê-la, isso se você for bastante específico sobre o probelma.

Um abraço,