[Ubuntu-BR] Impressões da reunião

Lucas Arruda (llbra) lucasarruda em gmail.com
Quarta Janeiro 31 03:45:05 UTC 2007

> Quanto uma versão brasileira do Ubuntu eu não sou contra a quem queira
> fazer, apenas tenho medo quanto a questão da qualidade.

Confianca vem com o tempo. A medida que o projeto fosse mostrando qualidade
as pessoas usariam.

Uma das
> melhores coisas do Ubuntu são os seus repositórios com as dependências
> certinhas.

A distro nao seria um fork, apenas 1 CD com mais coisas. Os repositorios
seriam os mesmos.

Portanto se criarem meta-pacotes ou uma versão brasileira
> num primeiro momento eu ficaria inseguro quanto a sua qualidade pois
> não basta simplesmente fazer o negocio e deu. Eu dificilmente iria
> usar ou recomendaria a alguém num primeiro momento.

Tudo no comeco e incerto. Com o tempo talvez varias pessoas tivessem
usufruindo do meta-pacote ou da distro.

Uma sujestão, em vez de ficar discutindo dias a fio aqui, porque não
> fazem algo e mostrem a comunidade?

Calma e preciso organizar as ideias tambem. Os projetos ficaram parados
por falta de apoio, mas varias pessoas ja usaram o reconstructor, e ele
funciona. Alem dele tambem tem o uck [0] que apresenta algumas opcoes
a mais, e é mais chato de mexer e outros detalhes.

Gostaria de participar dessa iniciativa. Conte comigo pra opinar sobre
> os programas e fazer documentação.

Otimo. Vou ver se retomo as construcoes das isos que parei pouco
antes das epocas das ferias. Vamos fazer um prototipo, sem compromisso,
para ver como fica e instalar e ver se tudo funciona. Por enquanto ja
consegui suceder bem passando tudo para portugues, facilitando na
hr do boot, na instalacao e no Live CD.

meta-pacote/fork/

Uma pesquisa no Google tambem nao doiria.
Meta-pacote seria um pacote que instalaria varios pacotes do repositorio
do Ubuntu, na facilidade de ja selecionar tudo para vc. Nao e tao dificil de
se fazer isso, mas a desvantagem e ainda ter que usar a internet como
fonte.

Fork e uma copia de um programa, lancando um programa com a base
igual ao outro, com outro nome e que pode seguir uma linha de
desenvolvimento diferente da original. Acontece, por exemplo, quando
alguem mantem um programa e depois passa a cobrar por ele. A
comunidade, entao, pega o ultimo programa de licenca que permite
modificar e redistribuir e comeca o novo programa daquele ponto.

No caso, o Ubuntu+BR seria um CDD (Custom Debian Distribution),
mas que usaria o Ubuntu como base, ficaria paralelas e coexistiriam.
Pra falar a verdade nem chegaria ser uma distro, mas sim um Ubuntu
que vem com mais pacotes, mas que nao poderia ser chamado apenas
de Ubuntu perante a lei.

[0] http://uck.sourceforge.net/

--
Lucas Arruda