[Ubuntu-BR] Internet e velocidade do sistema

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quinta Janeiro 25 23:25:40 UTC 2007

Pessoal, tá acontecendo um troço esquisito com o meu pc.

Quando a conexão à internet está indisponível (o que é bem freqüente,
pois o fornecimento de energia aqui é muito instável no verão, quando
chove ou quando alguém na CFLCL acha que pode vir a chover) o meu
sistema fica leeeeerdo!

Com internet, os programas iniciam em média em dois a seis segundos
(entre os mais lentos estão o Gedit, o Synaptic, o OpenOffice e o
Apollon). Sem internet, qualquer programa demora mais de quarenta
segundos para iniciar, exceto os programas que eu mesmo compilei e
instalei, como o Winefish, o Kile e o TEA (esses até ficam um pouquinho
mais rápidos).

Independente disso, o Evolution fica dando umas travadinhas de
cinco/seis segundos de vez em quando (independente de haver conexão ou
não) e a minha interface de rede apresenta tráfego (baixíssimo, mas
ainda assim tráfego) quando não estou usando. Esse tráfego é o apt
continuamente checando por atualizações e baixando atualizações e talvez
o firefox, também procurando e atualizando.

Perguntas:

1) Quem tem alguma idéia do que possa ser isso?
2) É possível que estes fenômenos estejam ligados?
3) Isso é normal, o sistema depender da internet?
4) São indícios de, talvez, um rootkit (credo em cruz, ave maria!)
5) Seria melhor reinstalar do zero (não formato desde que migrei do
Breezy para o Dapper)?

Luz, por favor... ;-)

--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>