[Ubuntu-BR] Como enviar um email quando o rc.local executar um comando?

otavio augusto viegas otavio em viegas.adm.br
Quinta Janeiro 11 19:21:22 UTC 2007

Escrevi a seguinte linha no rc.local no /etc para que a máquina atualizasse a
hora em um servidor ftp sempre que reinciada.

ntpdate br.pool.ntp.org || ntpdate us.pool.ntp.org

Agora eu gostaria que esta máquna me enviasse um email avisando que o rc.local
foi executado e que a hora foi atualizada. Apenas enviar um texto como hora
atualizada, ou no máximo a hora do sistema.

Como posso fazer isto? Existe um comando tipo mail que faz isso? É necessário
instalar um MTA?

Estou usando o Kubuntu 6.10

Atenciosamente,

Otávio Augusto Viegas