[Ubuntu-BR] Problemas com wireless broadcom

Cássio Rosas kms.publicidade em terra.com.br
Domingo Janeiro 7 00:57:39 UTC 2007

Senhores, boa noite,

Vou relatar abaixo o problema que venho enfrentando tentando fazer a
placa broadcom wireless funcionar sem sucesso.

===Ndiswrapper

A primeira tentativa, depois de muito ler foi com o ndiswrapper. Li em
varios sites como guia do hardware e viva o linux que é a melhor maneira
de usar broadcom no linux.

Entre os tutoriais que segui, cito dois:

-
http://www.guiadohardware.net/dicas/ativando-placas-wireless-chip-broadcom-linux.html

- http://shimatai.sites.uol.com.br/wireless_broadcom.html

Minha maquina é um note HP-DV6058cl com processador AMD turion 64 X2.
Estou com a distro Debian Etch 64 bits com kernel 2.6.18-3-amd64 SMP.

Os pacotes necessarios nao foram compilados e sim instalados atraves de
apt-get no debian.

Seguindo os tutorias baixei o dirver da placa wireless diretamente do
site da HP exatamente do modelo do meu note. Com o comando cabextract
"abri" o arquivo de instalação e coloquei-os numa pasta em meu home,
onde possui o arquivo .inf necessario para o ndiswrapper, correto!?

a sequencia de comandos foi a seguir apos isso:

- Instalando o driver com ndiswrapper

HP-DV6058:/home/cassio/Broadcom# ndiswrapper -i bcmwl5.inf
driver bcmwl5 is already installed

- Verificando se o mesmo esta instalado

HP-DV6058:/home/cassio/Broadcom# ndiswrapper -l
installed drivers:
bcmwl5          driver installed, hardware (14E4:4328) present

Até aqui tudo certo eu ja estava contente, quando fui subir o modulo,
vei a decepcao

HP-DV6058:/home/cassio/Broadcom# modprobe ndiswrapper
FATAL: Module ndiswrapper not found.

Alguem tem ideia do que pode estar errado!? Eu fiz algo errado ou isso
de fato é um novo problema!?

So para constar seguindo as dicas do Renato S. Yamane, adicionei a
instrução irqpool no grub e mesmo assim nada feito. Tanto com essa
instrucao quanto sem ela.

A saida do comando lspci é o seguinte:

03:00.0 Network controller: Broadcom Corporation Dell Wireless 1390 WLAN
Mini-PCI Card (rev 01)

Depois dessa tentativa frustrada tambem tentei usar o modulo
experimental para linux, tambem nao funcionou.

Segui o seguinte tutorial:

-
http://www.mundowifi.com.br/tutoriais/415-instalando-placas-wifi-baseadas-broadcom.html

Nesse caso foi um pouco alem do ndiswrapper, pois consegui levantar o
modulo bcm43xx como mostrado abaixo:

HP-DV6058:/home/cassio# lsmod
Module                  Size  Used by
bcm43xx               426112  0

So que a luz de indicacao da placa nao acendeu e mesmo com o comando
iwconfig não volta nada:

HP-DV6058:/home/cassio# iwconfig
lo        no wireless extensions.

eth1      no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

sit0      no wireless extensions.

Aqui tambem tentei com as opcoes de irqpool e sem ela.

Tenho pesquisado e não sei mais o que fazer e na maioria dos relatos vi
que as pessoas conseguem navegar com esse chipset sem muitos problemas.

Antes que perguntem, sim a placa funciona perfeitamente em windows.

Desculpem pela biblia, mas nesse caso acredito ser necessario.

alguem tem alguma ideia ou dica!?

Abraços e no aguardo,
--

Atenciosamente,