[Ubuntu-BR] Suporte para ATI ainda está ruim?

Antonio alsampaio em gmail.com
Segunda Dezembro 24 20:44:00 UTC 2007

Guilherme,

Tenho uma ATi Radeon Mobility X1600 em meu notebook, o qual uso agora para
digitar esta mensagem.

Sua pergunta não tem resposta fácil.

No atual momento, o driver proprietário para placas ATi no Linux é bem
inferior ao da nVidia, e inferior também ao seu equivalente no windows.
Ainda está com bugs que incomodam, e sua performance deixa a desejar em
alguns pontos, em especial quando a tecnologias de compositing, como o
Compiz.

No entanto, a AMD começou a lançar recentemente as especificações de suas
placas de vídeo ATi para o público, visando o desenvolvimento de um driver
livre. Para tal, a Novell entrou em cena e começou a desenvolver o RadeonHD,
que está em sua versão 1.1. O desenvolvimento do driver está a todo vapor, e
estou, assim como muitos outros usuários de placas ATi, muito otimista com
relação ao futuro. A única coisa que impede o RadeonHD de prosseguir com a
implementação de recursos avançados como a aceleração 3D e 2D, por ora, é o
fato do restante das especificações ainda não ter sido lançado.

Eu acredito que, a longo prazo, as placas ATi serão a melhor opção para o
Linux, especialmente considerando o fato que a nVidia optou por não tomar o
mesmo caminho da AMD. Não há como ter, entretanto, certeza a esse respeito.
Ao menos por hoje, ainda não é possível responder sua pergunta sem
especulações.

-- Antonio