[Ubuntu-BR] Confiável?

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Domingo Agosto 19 18:14:27 UTC 2007

Ola Nilson!

On 8/19/07, Nilson Moreira <jubilo_br em hotmail.com> wrote:

> Boa tarde pessoal, é a primeira vez que entro em contato com a lista.

E que nao seja a ultima! =D

Gostaria de tirar uma dúvida, pois sou marinheiro de primeira viagem
> legal.Aí vai a dúvida: Há algum risco em fazer a instalação do Ubuntu já
> tendo o windows instalado?

Sim, há o risco de vc formatar sua particao windows. Mas para isso
acontecer, vc tem que pedir explicitamente que isso ocorra!
Mas nada que vc tenha que se preocupar, eh soh pra dar um alerta mesmo.

O que vc tem que fazer eh, durante a instalacao, pedir para editar
manualmente o que vai em cada particao. Localize a particao que esteja o
windows (provavelmente, a primeira), e não deixe marcado a opcao Formatar.
Eh soh isso que vc tem que ficar atento.

Aconselho tb criar uma nova particao para colocar o diretorio /home. No
/home ficarao tds os arquivos pessoas dos usuarios da maquina, ou seja,
fotos, musicas, arquivos de config dos programas etc. Deixe o diretorio raiz
(/) em uma particao com uns 9GB (normalmente nao precisa mais que isso), uma
particao pro SWAP de uns 600 MB e no resto vc deixa o /home.

Sobre o dual boot, eu tenho que instalar algum programa antes ou na hora de
> fazer a instalação do Ubuntu ele já reconhece que eu tenho o Windows
> instalado e cria um.

Exatamente. Nao precisa instalar nada antes, o grub reconhece o windows.

Qq coisa, tamos ae!

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos